A pesquisa CNI/Ibope mostra que avaliação positiva do governo Luiz Inácio Lula da Silva chegou ao seu nível máximo, com 73% em dezembro deste ano. O último recorde de avaliação positiva registrado pela pesquisa pertencia ao ex-presidente José Sarney que obteve 72%, em setembro de 1986, durante o Plano Cruzado (plano econômico que instituiu o Cruzado como moeda e adotou o congelamento de preços, entre outras medidas).
Apenas 6% dos entrevistados consideram ruim ou péssimo o governo Lula, o que resulta num saldo positivo de 67 pontos percentuais. Há três meses, esse saldo correspondia a 61 pontos, o que mostra uma maior aceitação do governo, de acordo com organizadores da pesquisa.
A pesquisa também aponta recorde na avaliação pessoal do presidente Lula. Do total de entrevistados, 84% aprovam a forma de governar do presidente. O resultado é quatro pontos maior do que o de setembro deste ano, quando o índice ficou em 80%. A CNI ouviu 2002 eleitores com mais de 16 anos em 141 municípios do País entre os dias 5 e 8 de dezembro.
Nota médiaAinda nesta rodada da pesquisa, o governo Lula recebeu a maior nota média, superando o recorde que havia sido registrado em setembro deste ano. Entre os entrevistados, ao serem provocados a dar uma nota de zero a dez para o governo, a média obtida foi 7,8 pontos.
No Nordeste, se obteve a média mais alta, de 8,6 pontos. Também nessa região, 46% dos entrevistados deram nota dez ao governo Lula. O diretor de relações institucionais da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Marco Antônio Guarita, avalia que esta foi a pesquisa que trouxe os melhores números em relação ao governo.
"Continuamos com uma tendência de crescimento em relação ao governo e ao presidente Lula. Registramos o mais alto índice desde o seu primeiro mandato. (...) Foram os registros mais expressivos desde que começamos a série, Lula teve uma avaliação de 'ótimo' e 'bom' maior do que a de Sarney no auge do Plano Cruzado", comentou.
As informações são do Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário