terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Senado Federal


CAE aprova projetos que criam 46 Zonas de Processamento de Exportação

Um conjunto de projetos de lei que criam 46 Zonas de Processamento de Exportação ( ZPEs ) em várias partes do país foi aprovado nesta terça-feira (9) pela
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Como a aprovação ocorreu em decisão terminativa, essas propostas - todas de autoria de senadores - serão enviadas, caso não haja recurso, para análise da Câmara dos Deputados.
Tanto o presidente da CAE, Aloizio Mercadante (PT-SP), como o senador que relatou as matérias nessa comissão, Eliseu Resende (DEM-MG), fizeram a ressalva de que os projetos têm caráter autorizativo e, portanto, cabe ao Executivo a decisão quanto à criação ou não das ZPEs.
- Sou favorável à criação das ZPEs, mas não posso desconsiderar a legislação - declarou Eliseu Resende, referindo-se à Lei nº 11.508, publicada no ano passado, segundo a qual essas zonas têm de ser criadas por decreto do Executivo.
O senador disse, porém, que o fato de as propostas serem autorizativas "não significa que sejam inócuas". Eliseu Resende lembrou que "o efeito jurídico da lei autorizativa é o de sugerir ao Poder Executivo a prática de ato de sua competência [do Executivo]".
- Assim, todos os projetos de lei sobre ZPEs devem ser entendidos como sugestão ou mesmo indicação ao Executivo - argumentou ele.

Apreensão

Já os senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Jayme Campos (DEM-MT) manifestaram apreensão quanto ao caráter autorizativo dessas matérias. Cícero Lucena observou que, da forma como está a legislação, "se o presidente da República for a favor das ZPEs, instituirá quantas quiser, mas, se for contra, não criará nenhuma".
- Basta o presidente querer ou não. E tem prevalecido o 'não' - disse ele.
Jayme Campos frisou que "já se passaram quase vinte anos desde que se começou a propor a criação das ZPEs, mas ainda não se vê nenhuma funcionando de fato". Nesse contexto, ele apoiou a idéia de Mercadante de que se realize uma audiência pública com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, para que haja esclarecimentos sobre a forma de viabilizar a criação das ZPEs.
- Caso contrário, será a velha história do 'me engana que eu gosto' - disse Jayme Campos, acrescentando que as proposições aprovadas nesta terça-feira, por serem autorizativas, "não passam de mero instrumento político".
O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que os projetos de lei "funcionam como indicação política", ressaltando que falta nessas matérias um caráter técnico, "já que não contêm uma série de estudos, como os de análise logística". Para ele, as localidades apontadas nessas propostas têm de elaborar "projetos efetivos" de ZPEs para apresentá-los ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação. Ao concordar com Romero Jucá, Eliseu Resende reiterou que, de acordo com a Lei 11.508/07, somente após o exame desse conselho é que o presidente da República pode autorizar ou não a criação dessas zonas, por meio de decreto.

Veja a lista dos projetos de lei que criam 46 ZPEs
Compreenda melhor o assunto, lendo o que já publicamos neste BLOG:

ZPE: PhD defende política de exportação do governo Sarney

Papaléo defende ZPE do Amapá

ZPEs já têm regras definidas. Agora vão encarar a burocracia

Uma idéia chinesa que recebeu adesão de vários países

Aprovado projeto que regulamenta ZPEs

Geovani Borges fala sobre projeto sobre ZPEs

Geovani defende Zonas de Processamento de Exportação

ZPEs já têm regras definidas

Sarney: "ZPEs foram estratégicas para o crescimento da China e vão alavancar a economia brasileira"

Lula e Waldez: união positiva para o Amapá

Associação diz que há US$ 10 bilhões esperando por definição

Empresário catarinense desistiu após 16 anos

Senadores mantêm texto aprovado na Câmara

Atuação de Sarney permite aprovação de projeto que viabilizará o funcionamento das ZPEs

Sarney: "ZPEs foram estratégicas para o crescimento da China e vão alavancar a economia brasileira"

A luta pela aprovação do Projeto de Sarney para a Zona Franca

Zonas de Processamento de Exportações

Zonas de Processamento de Exportação, segundo o Valor Econômico

Para maiores informações, acesse o site da ABRAZPE (Associação Brasileira de ZPEs):

http://www.abrazpe.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar