terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Em defesa da Imprensa Livre...

Sarney lamenta o fechamento da "Tribuna da Imprensa" e se solidariza com Helio Fernandes

Em pronunciamento nesta segunda-feira (8), o senador José Sarney (PMDB-AP) lamentou o fechamento do jornal A Tribuna da Imprensa, do Rio de Janeiro, destacando a luta travada pela publicação nas últimas décadas em defesa do país.
Em carta encaminhada ao diretor da publicação, jornalista Hélio Fernandes, lida em Plenário, o senador diz que recebeu o anúncio do fechamento com "inconformismo, lamento e uma sensação de nostalgia", lembrando da época em que atuou como colaborador do jornal.
"Minha lembrança da Tribuna vem dos tempos em que acompanhei, na Rua do Lavradio, a Carlos Lacerda e Odylo Costa, filho, Aluízio Alves e Carlos Castelo Branco, quando assistia a preparação da página de opinião e sentei mesmo à máquina como colaborador anônimo ou no fechamento do artigo de fundo e nos editoriais" , afirma o senador na carta.
Sarney afirma ainda, na carta, que nunca deixou de considerar importante ouvir a palavra de Helio Fernandes, "tantas vezes isolada, mas sempre firme, sempre corajosa", mesmo depois que o jornalista assumiu a tarefa de um jornal "independente, de opinião e de convicções, aguerrido na defesa do Brasil e dos seus caminhos".
"Espero que a Tribuna da Imprensa ressurja e você continue a dar a sua contribuição fundamental para a imprensa brasileira, como um dos jornalistas mais combativos e brilhantes em nossa imprensa" acrescenta o senador na carta.
Agência Senado

Justiça que tarda falha
Redação CartaCapital

Por uma dessas ironias da história, a Tribuna da Imprensa, jornal fundado por Carlos Lacerda em 1949 e que serviu ao golpismo udenista do segundo governo de Getúlio Vargas ao início do governo João Goulart, deixou de circular por efeito retardado do golpe militar que seu fundador tanto desejou, embora tenha cortado laços com o Corvo bem antes do golpe de 1964.
O jornalista Hélio Fernandes, que o adquiriu em 1962, imprimiu-lhe outra orientação, criticou a ditadura e pagou o preço de dez anos de censura prévia, de junho de 1968 a junho de 1978 e de um atentado a bomba em março de 1981. Sofrendo o boicote dos anunciantes após a truculência da ditadura, o jornal mostrou coerência e firmeza em sua linha editorial e uma notável capacidade de sobrevivência.
Mas o editorial na primeira página da última edição, de 2 de dezembro de 2008, conta como foi forçado a interromper a circulação, devido à demora do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, para julgar a indenização cobrada da União pelo jornal desde 1979, por perseguições na ditadura. O processo aguarda decisão em sua mesa desde abril de 2006. Os empregados, que não receberam os salários de outubro e novembro, terão de esperar, sem receber, por uma possível solução. O jornal ainda não morreu definitivamente. A versão on-line (
http://www.tribuna.inf.br/) continua a ser atualizada e Fernandes, de 88 anos, aposta na indenização para voltar a circular. CartaCapital espera que, no papel ou na internet, a Tribuna da Imprensa continue a prestar seus valiosos serviços ao pluralismo e à democracia e que a justiça tão protelada finalmente seja feita.

Sobre o assunto, leia também:

ESTA TRIBUNA INTERROMPE MOMENTANEAMENTE SUA CIRCULAÇÃO

Diploma para jornalistas: grilhão versus peitão

"NUNCA ANTES NESSE PAÍS (sic)..."

A Tribuna e os Jornalões

Fonte: TV Senado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar