quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Opinião, Notícia e Humor

Quarta-feira, 03 de dezembro de 2008

Veja a seguir os destaques dos principais jornais de hoje. Se você não teve tempo para ler as notícias, clique nas manchetes ou nos links logo abaixo das matérias para lê-las. Publicaremos esta seleção do que há de melhor na imprensa do Amapá e do Brasil todos os dias.

Manchetes do Dia

Os jornais que estão expostos aqui são os que estão disponíveis e atualizados online.

DIÁRIO DO AMAPÁ
JORGE AMANAJÁS TEM NOME INDICADO POR ENTIDADES INTERNACIONAIS PARA SER EMBAIXADOR DA PAZ NO AMAPÁ

O presidente da Assembléia Legislativa do Amapá, deputado esta-dual, Jorge Amanajás (PSDB), foi indicado pela Universal Peace Federation (Federação para a Paz Universal) e pelo Committee Nobel Peace Price (Comitê Nobel da Paz) para ser o Embai-xador da Paz no Amapá. A indicação será confirmada durante a realização da International Lea-dership Conference (Conferência Internacional de Lideranças) que acontece na cidade de Brasília, de 5 a 7 de dezembro. A conferência é parte integrante do Global Peace Festival 2008 (Festival Global da Paz). Embai-xadores da paz são líderes de todos os campos da vida, dedicados à construção de uma comunidade mundial de paz através da aplicação dos princípios da paz da Federação para a Paz Universal. Fazem de uma rede glo-bal de líderes representando as religiões, as raças e a diversidade étnica da família humana, bem como todas as disciplinas do empreendimento humano.


JORNAL DO DIA
ROBERTO GÓES É CASSADO, MAS RECORRE

Não há link disponível para acesso ao texto
A GAZETA
MESMO NÃO OCUMANDO CARGOS DE LIDERANÇA, SARNEY É 3º PARLAMENTAR MAIS INFLUENTE

O senador José Sarney (PMDB), sem estar exercendo cargos na estrutura do Congresso ou nas lideranças dos partidos este ano, ficou em terceiro lugar na lista dos “Dez Mais“ do Congresso Nacional. Foi o que constatou a pesquisa que o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) divulgou no final de novembro e que identifica os 10 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo opinião dos próprios deputados e senadores. Há 12 anos, o DIAP, após divulgar a lista dos 100 “Cabeças”, faz a pesquisa para a escolha dos dez parlamentares que integram a elite do Legislativo, conforme estatística. Segundo o Jornal do DIAP, Sarney foi um dos poucos que foram escolhidos como um dos “dez mais” do Congresso Nacional em oito oportunidades, nos anos de 1996, 1997, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e, agora, em 2008.


CORREIO BRAZILIENSE
TIROTEIO E MORTE NO MEIO DA W3

A W3 Norte virou praça de guerra no fim da tarde de ontem, quando três bandidos armados atacaram funcionários de uma empresa de transporte de valores na frente da agência do Banco do Brasil da 504 Norte. O saldo da chuva de tiros que espalhou o pânico na área foi um vigilante morto e outro ferido. Os assaltantes fugiram a pé e, segundo testemunhas, levando um malote de dinheiro, o que é negado pela polícia. Se a ação tiver sido consumada, a ocorrência deve ser tipificada como latrocínio, o roubo seguido de morte. Um crime que já cresceu 13,6% este ano em comparação a 2007. Dois homens foram inicialmente detidos para averiguação na 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte).
FOLHA DE SÃO PAULO
PARA GOVERNO E INDÚSTRIA, DESEMPREGO VAI CRESCER

No mesmo dia em que a Vale anunciou a demissão de 1.300 funcionários em todo o mundo, o governo federal e a indústria fizeram previsões pessimistas para a economia no início de 2009. Conhecido pelo discurso otimista, o ministro Carlos Lupi (Trabalho) prevê alta do desemprego no primeiro trimestre do ano que vem. Em entrevista a Julianna Sofia, ele disse que só a queda no juro atenuaria a crise.
Enquanto o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Jackson Schneider, defende o estímulo do governo ao setor, especialistas afirmam que a indústria automotiva não tem mais a importância de outros tempos. "Não guardaram dinheiro e agora estão com o chapéu na mão", afirma o ex-presidente da Anfavea na primeira metade dos anos 90, Luiz Adelar Scheuer.
JORNAL DO BRASIL
RIO PERDE CORRIDA CONTRA A DENGUE

As últimas duas semanas registraram no estado uma alternância de sol e chuva que compôs o ambiente ideal para a proliferação da dengue: o maior volume pluviométrico em sete anos, intercalado com calor de até 35 graus. Os níveis de infestação do mosquito que transmite a doença já são preocupantes em várias regiões, em especial na Zona Norte do Rio. Mas o combate nessas áreas, que deveria ter-se iniciado esta semana, foi adiado devido a problemas na empresa responsável pela entrega de 4 mil kits com larvicidas. Pior: os 620 militares convocados pelo governo federal para atuar contra a dengue nem sequer estão treinados. Parte deles iniciará o treinamento somente na próxima segunda-feira.

O ESTADO DE S. PAULO
CÂMARA LIVRA PAULINHO E PF INDICIA MULHER DO DEPUTADO
O deputado Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, foi absolvido ontem pelo Conselho de Ética da Câmara. Com a ajuda da base aliada e dois reforços da oposição, o deputado obteve uma vitória larga: 10 votos pela absolvição e apenas 4 favoráveis ao relatório do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), que apontava a participação do pedetista em “esquema fraudulento de desvio de verbas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social”, descoberto durante a Operação Santa Tereza, da Polícia Federal.
O GLOBO
GOVERNO PREPARA MEDIDAS CONTRA ONDA DE DEMISSÕES

Numa tentativa de evitar os efeitos de demissões nas empresas, o governo está preparando medidas para manter a economia aquecida. Uma das opções é reduzir impostos sobre lucro e produção das companhias. Outra alternativa é baixar alíquota de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) em financiamentos ou alguns produtos com venda parcelada. O governo está mirando 20 setores com maior risco de desaceleração. Poderá também aumentar de cinco para 10 o número de parcelas do seguro-desemprego. Pelo menos 121.500 trabalhadores de vários setores devem entrar em férias coletivas neste fim de ano. A Vale vai demitir 1.300.


VALOR ECONÔMICO
CAIXA DESISTE DE COMPRAR CONSTRUTORAS

A Caixa Econômica Federal desistiu de comprar participações diretas no capital de construtoras e incorporadoras por meio da CaixaPar, a companhia de investimentos que o banco foi autorizado a criar por meio da medida provisória (MP) nº 443. O socorro ao setor será feito exclusivamente por meio de uma linha de capital de giro de R$ 3 bilhões.
A decisão foi comunicada pela Caixa a empresários da construção civil, que receavam que o banco estatal ganhasse superpoderes para promover a reestruturação do segmento. "Consideramos positiva a sinalização dada pela Caixa de que não quer comprar construtoras", disse o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Paulo Safady Simão.


COLUNAS, ARTIGOS E MATÉRIAS INTERESSANTES DO AMAPÁ

Coluna “FROM”, com Luiz Melo
Diário do Amapá


Musa
Seleção brasileira de futebol feminino perdeu, mas a amapaense Aline Calandrine, craque de primeira linha da equipe foi eleita no Chile, Miss Mundial sub-20. Para orgulho do povo tucujú.

Round
Prefeito eleito Roberto Góes perdeu o primeiro round na justiça eleitoral. Teve cassado o registro de candidatura e agora inicia contenda das brabas nas demais instâncias. Sem nenhum perigo, claro, de deixar de assumir cargo para o qual foi eleito pelo povaréu.

No páreo
Ministério Público Estadual quer porque quer que promotores de justiça também concorram à eleição para o cargo de procurador-geral de justiça. Projeto de lei que altera a legislação atual já está na Assembléia. Deputados estaduais é que vão dar a palavra final.

Concurso
Assembléia Legislativa está mandando mais um apelo ao Palácio do Setentrião, para que seja realizado concurso para defensor público. Requerimento nesse sentido foi feito pelo deputado estadual Paulo José. Que também é advogado militante.

Gente pra danado!
Público superou todas as previsões na abertura da Primeira Expovale, em Laranjal do Jarí. O que deixou o vice-governador Pedro Paulo e o deputado estadual Mandi com sorriso de orelha a orelha.

"Tarifa cidadã"
Pessoas próximas ao prefeito eleito Roberto Góes garantem que uma das primeiras canetadas dele quando sentar o trono principal da Avenida FAB será reeditar o decreto que cria a “tarifa cidadã”. Que beneficia usuários a pagarem apenas um real nas passagens de ônibus nos domingos e feriados.

Solidariedade
Projeto “Criança Sorrindo”, que entra em seu segundo ano de estrada, é um exemplo de solidariedade. Inspiração do repórter-fotográfico Jaciguara Cruz, beneficia crianças carentes que moram nas pontes do Zerão com alimentos, roupas, calçados e brinquedos.

Portal
Governador Waldez Góes com prestígio cada vez mais em alta nos corredores do Planalto Central. Terá encontro com o presidente Nicolas Sarkozy, da França, durante sua visita oficial ao Brasil no próximo dia 23. Na pauta, a melhoria das relações binacionais no portal de entrada da Europa, na fronteira do Oiapoque com a Guiana.
Leia mais...

Governo do Estado esforça-se em pagar dívida com os afro-descendentes
A Gazeta

A 2ª Conferência Nacional de Política da Igualdade Racial (Conapir), programada para acontecer em Brasília (DF) nos dias 8 e 9 deste mês, terá como objetivo reavaliar a política de promoção da igualdade racial desenvolvida nos estados. O Amapá estará sendo representado pelo secretário de Políticas dos Afro-descendentes, Josival da Silva Libório. O evento contará ainda com a presença do ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, e do Fórum Intergovernamental de Políticas da Igualdade Racial. Cada secretário fará uma avaliação do trabalho executado no estado a qual pertence. E será também avaliado pela própria Secretaria da Igualdade Racial, que é quem desenvolve as políticas a favor do negro em nível nacional.
Leia mais...

PF conclui investigações sobre danos
A Gazeta

Desde novembro de 2007, a Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal do Amapá - DELEMAPH investiga notícia de danos a sítios arqueológicos ocorridos durante o processo de instalação das sociedades empresariais Mineração Pedra Branca do Amapari LTDA. (MPBA) e MMX Amapá Mineração LTDA. (MMX). Primeiramente, as investigações concluíram que os licenciamentos ambientais das empresas não seguiram os trâmites estabelecidos pela legislação federal, no que se refere à avaliação dos impactos dos empreendimentos sobre o patrimônio cultural, inclusive sobre os sítios arqueológicos.
Leia mais...

Coluna “Gazetilha”
A Gazeta

colunagazetilha@hotmail.com

• Para refletir

Hoje, 4 de dezembro é o Dia do Publicitário e o Dia da Propaganda. Bem que alguns “publicitários” amapaenses, esses que dizem “criar” comerciais para televisão, principalmente aqueles instalados no fundo de quintal ou num quarto de sua casa, poderiam parar para refletir e rever tanta baboseira que é produzida e enfiada na TV. Para que nós, simples telespectadores, engulamos de atravessado. Afinal, ninguém pede licença pra entrar em nossa casa e mostrar tanta porcaria.

• Sem agenda

Há alguns julgamentos importantes, pendentes, no TRE. Um dos mais rumorosos é do prefeito de Santana, Antonio Nogueira, que teve seu registro de candidato cassado três dias antes da eleição pelo juiz da primeira instância. Outros são aguardados com expectativa porque ganharam espaço na mídia, entre eles, dos vereadores eleitos Charles Jone (PP), Nelson Souza ( PC do B) e Grillo (PV).

• BR 156

Em meio a tanta notícia ruim vem a boa: a liberação de R$ 50 milhões, pelo ministério dos Transportes, para avançar nas obras de asfaltamento da BR 156. Esses recursos estavam presos no Tesouro porque fazem parte das emendas de bancadas, só agora foram liberadas pelo Ministério do Planejamento.

• Vigília

Mais uma noite sem dormir. Assim passou o senador Papaléo Paes (PSDB), anteontem. Ele e mais 18 senadores se revezaram na tribuna do Senado na segunda maior vigília já realizada na Casa, em defesa dos aposentados. Papaléo tem se destacado na defesa de projetos que beneficiam os aposentados, ao lado dos seus pares de expressão no Senado, Mão Santa (PMDB-PI) e Paulo Paim (PT-RS)

• Zona Franca

Foi retirado de pauta o projeto da Zona Franca de Macapá, de autoria do senador José Sarney (PMDB). O senado deve votar a matéria até o final do ano legislativo, em vigor.

• Em outra

Com nove processos de cassação nas costas, dos quais três já confirmados pelo TRE, a prefeita Euricélia Cardoso de Laranjal do Jari, festeja a vida e comemora o sucesso do grande evento que o Governo do Estado realiza em seu município, a Expovale. Nem aí para os revezes que vem sofrendo por causa da disputa pela sua reeleição.

• Investindo no sul

Vice-governador Pedro Paulo Dias de Carvalho mudou seu gabinete para Laranjal do Jari. É o maior entusiasta e incentivador da Expovale. Foi graças ao seu empenho e dedicação que foi possível montar toda aquela estrutura para a realização do evento. Boa parte do Governo do Estado e do Sebrae também se instalou por lá, colocando em prática todo o know how da Expofeira que se realiza em Macapá.

• Tarifa Cidadã

Quem usa o transporte coletivo em domingos e feriados, os beneficiários do que se chama por aqui de Tarifa Cidadã, instrumento pelo qual o usuário paga R$ 1,00 para andar de ônibus, pode perder essa vantagem. Tudo porque o decreto que criou esse benefício tem vigência até o dia 31 de dezembro de 2008. Considerando que JH sai da prefeitura no dia 31 de dezembro, até a meia noite, então haverá um hiato até que o novo prefeito Roberto Góes assine novo decreto e este seja publicado no Diário Oficial. Quem sai prejudicado nesse período é o usuário de ônibus.
Leia mais...

Acadêmicos, profissionais e gestores de saúde discutem o avanço da Aids no Amapá
A Gazeta


Expostos a variedades de opções, o jovem quer explorar, experimentar de tudo a sua volta e realizar novas experiências. Algumas dessas mudanças na vida desses jovens estão relacionadas, principalmente, à sexualidade e o uso de drogas ilícitas, o que aumentam as chances dos adolescentes adquirirem AIDS. Baseado nesse fato, acadêmicos, profissionais e gestores da saúde pública do Estado e do município através de um ciclo de palestra discutiram o avanço da Aids no Amapá. O posto do Jardim felicidade, Congós e distrito de Fazendinha estão fazendo a coleta de sangue para a realização do teste do HIV. Essa é uma medida que faz parte da programação do Dia Mundial de combate a Aids.
Leia mais...

Resíduos sólidos Campanha será permanente na ExpovaleJari
A Gazeta


O Sebrae, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), está realizando Oficina de Sensibilização Ambiental para conscientização e recolhimento apropriado dos resíduos sólidos durante o evento. A capacitação acontece no período de 1º a 7 de dezembro, no escritório regional do Sebrae em Laranjal do Jarí, das 8 h às 12 h e das 14 h às 18 h.
Leia mais...

Procurador de Justiça promove congresso para acadêmicos e profissionais da área de Direito
A Gazeta


O procurador de Justiça Nicolau Crispino, diretor do Instituto Brasileiro de Direito de Família Estadual do Amapá (IBDFAM-AP), juntamente com a Faculdade de Macapá (FAMA), promove o IV Congresso Brasileiro de Direito de Família. O objetivo é incentivar o compartilhamento das experiências e saberes interdisciplinares que contribuam com o avanço do Direito da Família. O evento será hoje (4) e amanhã (5), a partir das 19h, no Fórum Desembargador Leal de Mira. Serão proferidas diversas palestras sobre o tema, além de apresentação de trabalhos científicos, apresentações artístico-culturais, feira e lançamento de livros jurídicos. No primeiro dia, serão duas palestras: “A Paternidade Sócio afetiva”, ministrada pela Juíza Elayne Koressawa, e, “Direito Patrimonial das Famílias: Como os vários tipos de família geram soluções patrimoniais diferentes”, ministrada pelo Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família da Paraíba (IBDFAM-PB), Rodrigo Toscano de Brito.
Leia mais...

População diz se sentir prejudicada com fim da tarifa cidadã
Jornal do Dia


ENQUETE.
O que você acha do fim da tarifa cidadã?

Com o fim do mandato do atual prefeito de Macapá, irá acabar também um dos benefícios mais bem recebidos pela população: a tarifa cidadã. Graças a ela, a passagem dos transportes públicos cai para R$ 1 real aos fins de semana e feriados. Com o ano de 2009 se aproximando, caberá à próxima gestão da prefeitura manter ou não esse benefício. O JORNAL DO DIA foi às ruas para saber da população o que ela acha da possibilidade do fim da tarifa cidadã. Confira:

"Bom, eu acho que vai prejudicar a população. Porque já está caro pagar dois reais durante a semana, imagina se for assim até nos fins de semana! Na verdade deviam é baixar a passagem para um real durante todos os dias da semana." Adrieli Oliveira, 16 anos.
Leia a matéria...

Moradores de avenida no Buritizal sofrem com entulhos e falta de pavimentação
Jornal do Dia

Os moradores da Avenida Goitacases, que corta o bairro Buritizal, estão pedindo socorro. Esse grito aparentemente inaudível para o poder público é devido às precárias condições em que a via se encontra no perímetro entre as ruas Hamilton Silva e Manoel Eudoxio. O caos está instaurado no trecho, que é totalmente desprovido de asfalto e saneamento. A situação se complica ainda mais pelo fato de haverem montes de entulho organizadamente dispostos ao longo da via, tornando-a sinuosa, dificultando o trânsito de veículos pelo local. Os buracos que a população amapaense tem que aceitar se acentuam nesse perímetro, formando perigosas armadilhas encobertas pela água das chuvas.
Leia mais...


Inverno chegando e ações de combate a dengue começando
Jornal do Dia

Com a chegada das chuvas, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou na manhã de ontem uma ação de coleta de pneus inservíveis das 114 borracharias localizadas no perímetro urbano de Macapá. O Departamento de Vigilância Sanitária liberou seis (06) caçambas para percorrer todos os estabelecimentos até sexta-feira (05). O secretario Emanoel Bentes, destaca que a ação faz parte da rotina de trabalho do departamento, no sentido de intensificar os serviços e uma das prioridades seria a coleta dos pneus. " Nós esperamos visitar todas as borracharias" , disse.
Leia mais…

Campanha contra o câncer de mama ganha força no Estado

Jornal do Dia

Com um público feminino lotando as galerias do Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço com o tema " Câncer de Mama. Fique de Olho" , a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em parceria com a Associação de Portadores de Câncer de Mama do Amapá (Acamap) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) junto com a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS), lançou a IX Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Mama no Amapá. Com uma vasta programação incluindo palestras, debates, caminhadas, desfiles e shows musicais, o tema ganha grandes proporções, por se tratar de uma doença silenciosa e que muitas vezes a mulher não se dá conta de sua gravidade.
Leia mais...

De acordo com “notas” veiculadas na época da última campanha eleitoral por alguns “jornalistas” de Macapá, quando juízes eleitorais estavam fazendo suas fiscalizações que acabavam por beneficiar candidato A, eles prestavam. Quando a coisa virava contra o candidato A, eles não prestavam. E agora que cassaram o candidato B, eles voltaram a prestar...quanta confusão! E depois querem ser levados a sério.

Rápidas...

Tensão

Após os desastres de Santa Catarina e a chegada do período de chuvas aqui no Amapá, moradores de vários bairros de Macapá já estão tensos e temendo o que pode vir por aí. Um dos locais mais perigosos é a vila Mucajá, que continua a abrigar várias famílias e que corre sérios riscos de desabamentos.

Tensão II

Quem também começou a ficar apreensivo é o motorista que trafega pelas ruas do centro da capital. Com qualquer chuvinha os semáforos simplesmente “apagam”, ficando um bom tempo sem funcionar e tráfego de veículos vira um verdadeiro caos.

Pegando fogo

Com a briga no meio político a respeito da cassação de Roberto Góes e Helena Guerra várias apostas já foram lançadas. Uns dizem que não vai dar em nada, que os advogados de Roberto irão trabalhar muito para evitar o pior. Outros dizem que quem anda só sorrisos é Lucas Barreto, torcendo pela realização de uma nova eleição. Já têm outros que sonham mais alto ainda, e acreditam que Camilo Góes Capiberibe tem chances de assumir sem novas eleições. Essa última, com certeza é a mais impossível de todas.AssaltoA onda de assaltos a postos de combustíveis voltou a assombrar Macapá. Do jeito que a coisa anda, daqui a pouco todos os postos e bares da cidade terão que contratar segurança armada para garantir a segurança do estabelecimento e dos clientes que freqüentam os locais.

Assalto II

Com tantas notícias veiculadas sobre tais assaltos, que estão cada vez mais audaciosos, tem gente com medo, querendo fugir de uma possível confusão, acaba passando seus finais de semana dentro de casa, que por enquanto, é mais seguro.

Mais uma campanha para ajudar os desabrigados de SC
Jornal do Dia

Os amapaenses se comoveram com o drama vivido pelos catarinenses que perderam tudo com as fortes chuvas que castigaram o Estado. Diversas campanhas foram lançadas em Macapá se solidarizando com as dificuldades enfrentadas no momento na cidade gaúcha. O Centro de Voluntariado da Amazônia e a Defesa Civil do Estado já anunciaram campanhas de arrecadação de donativos para os desabrigados de Santa Catarina.
Leia mais...

Coluna “Ponto e Vírgula”
Diário do Amapá

Expovale

Crédito maior da realização da Primeira Expovale, em Laranjal do Jarí, é do deputado Manoel Mandi. Todo prosa, Mandi não perdeu a chance e tacou: "De fato, presidente, esse evento é um sonho que está virando realidade". Astral dele está pra lá do Vale do Jarí.

Terror

Tentamos não tocar no assunto, mas realidade nos força a bater e rebater na mesma tecla. Violência precisa ser contida urgentemente antes que a coisa piore de vez. Final de semana houve mais derramamento de sangue, dessa vez com pelo menos quatro mortes, no Infraero, Aturiá e no Oiapoque. E isso sem contar com outras ocorrências, interior adentro.

Déficit

Muito ruim para o prefeito João Henrique informação de que ele vai entregar a Prefeitura ao sucessor, Roberto Góes, com 51,43% da receita corrente líquida comprometida. Números estão abaixo do limite legal, mas acima do "limite prudencial" da Lei Fiscal, que é de 51,30%. RG vai ter que rebolar muito pra consertar a coisa.
Leia mais...

Iluminação do Estádio Augusto Antunes está pronta para ser inaugurada
Diário do Amapá


O sistema de iluminação do Estádio Augusto Antunes recebeu ontem os últimos ajustes para ser inaugurado na partida amistosa entre Santana e Remo (PA), marcado para amanhã. O serviço foi feito pelo governo do Estado, através da Secretaria de Infra-estrutura (Seinf). Os refletores do estádio são uma reivindicação antiga dos torcedores santanenses que poderão agora acompanhar jogos noturnos na cidade.Será a segunda apresentação do Santana Esporte Clube neste retorno ao futebol profissional. Diante do Paysandú (PA), o Canário jogou bem, mas perdeu pelo placar de 2 a 1. Em jogo-treino realizando contra a equipe Sub-18 do Trem Desportivo Clube, que vai à Copa São Paulo de Juniores, o Santana também foi derrotado pelo mesmo placar.
Leia mais...

Diocese confirma: Rede Vida está no ar
Diário do Amapá

As notícias divulgadas nos últimos dias dando conta que A Rede Vida, canal 40, emissora local da Diocese de Macapá, está fora do ar não procede. Desde o último domingo, 30, foi restabelecida a transmissão da programação local e nacional, após quatro dias fora do ar, fato ocorrido na semana passada, por problemas técnicos provocados por queda de energia e falta de peça de reposição, o que levou a Diocese a providenciar manutenção completa no equipamento, trabalho esse realizado por dois dos melhores técnicos de Macapá da área de retransmissão televisiva.
Leia mais...

Projeto Terceiro Forte ganha repercussão na região Norte
Diário do Amapá

Ganhou repercussão em vários estados da região Norte, o lançamento do Projeto Terceiro Forte, que é coordenado pela Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (Sims) da secretária Marília Góes. A capacitação de 300 instituições sem fins lucrativos, e que trabalham com ações sociais, despertou o inteteesse de outros governos do Norte do país. A capacidade organizacional e os métodos utilizados pela Sims neste projeto colocam o órgão como um dos mais importantes no setor de valorização e qualificação de Organizações não Governamentais (ONG`s). Com essa iniciativa, o Amapá se destaca nacionalmente no setor de criação de projetos de capacitação comunitária.
Leia mais...

Amapá participa da Feira Internacional de Turismo da Amazônia
Diário do Amapá

Com o objetivo de integrar e promover as rotas turísticas da Amazônia, o Sebrae, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo do Amapá (Setur), e Agências de Receptivo do Amapá, estarão a partir de hoje, 4, até o dia, 7, de dezembro participando da 4ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia - Fita, em Belém do Pará. Em sua 4ª Edição, o evento tem como tema "Turismo e Sustentabilidade na Amazônia", com o apoio do Ministério do Turismo, pode ser conside-rada uma grande oportunidade para que o trade mundial possa conhecer a oferta de produtos e serviços turísticos de diferentes segmentos existentes na região amazônica.
Leia mais...

Prédio do Ipem será entregue amanhã pelo governo
Diário do Amapá

O governador do Amapá Waldez Góes inaugura amanhã sexta-feira, 5, em Macapá a sede própria do Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem). A solenidade será às 10 horas. O investimento foi de aproximadamente R$ 3 milhões. A construção do primeiro prédio do Ipem no Estado é resultado de parceria entre o Governo do Amapá e o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que garantiu recursos para a edificação da obra. A contrapartida do Governo do Amapá foi à doação de um terreno de 20.000 m2 para a construção do prédio. Segundo o diretor-presidente do Ipem no Amapá, Alcir Mary Sampaio, estarão presentes à solenidade, o presidente do Inmetro Nacional, João Alziro Herz Jornada, e do Coordenador Geral da Rede de Metrologia Legal e Qua-lidades do Inmetro Omer Pohmann Filho.
Leia mais...

Escola Estadual Igarapé da Fortaleza vence concurso nacional
Diário do Amapá


Representantes da Escola Esta-dual Igarapé da Fortaleza estarão em São Paulo hoje, 4, e amanhã, 5, para receber o prêmio de R$ 40 mil pela participação no concurso Nacional do Instituto Unibanco. A Escola pública do Amapá foi à vencedora do concurso "O Desafio do Ensino Médio: Como evitar que os jovens abandonem a escola". A seleção ocorreu dia 25 de novembro. A Instituição levou para o concurso o Projeto "Ponte Para o Futuro", considerada uma das melhores propostas e atendeu todos os quesitos do concurso. O objetivo do projeto é resgatar valores sócio-culturais, dando oportunidade aos alunos de desenvolver habilidades em diversos campos profissionais, através da arte, música e do artesanato, visando desta forma diminuir a evasão escolar.
Leia mais...

Amapá Trabalhador entrega certificados em Laranjal
Diário do Amapá

O governo do Estado fará hoje, 4, a entrega de certificados a formandos de Laranjal do Jari e da Comunidade de Padaria. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (SETE), entrega os certificados a partir das 10h na comunidade de Padaria, no Vale do Jari, a entrega de 20 certificados da 2ª etapa do Programa Amapá Trabalhador aos alunos do curso de corte-costura profissional realizado naquela loca-lidade. às 17h na boate Hemisfério, dentro da Expovalejari será a vez dos formandos do município de Laranjal do Jari receberem seus certificados. Lá foram qualificados 140 traba-lhadores em 7 cursos. A entrega da comunidade de Padaria será feita pela secretária do Trabalho Empreendedorismo, Anésia Nunes, que acompanhada da prefeita de Laranjal do Jari, Euricélia Cardoso e técnicos do Superfácil, se deslocarão até a região. Para a entrega aos formandos de Laranjal do Jari, um ônibus estará disponível, às 16 horas, no Centro de Cultura Municipal, para levá-los, até o local de entrega.
Leia mais...

Sul-africano pode ter morrido por contágio do arenavírus
Diário do Amapá


Epidemiologista da Fundação Oswaldo Cruz, José Cerbino Neto, disse ontem que o sul-africano William Charles, que morreu na terça-feira, 2, no Rio de Janeiro de febre hemorrágica provocada por um vírus desconhecido, passou por uma cirurgia ortopédica há 15 dias no mesmo hospital em Johannesburgo, na África do Sul, onde quatro pessoas morreram infectadas por arenavírus. "Seria esse o vínculo epidemiológico e por isso suspeitamos que essa tenha sido a causa de sua morte, embora o resultado dos exames preliminares só fique pronto dentro de três quatro dias." Segundo Cerbino Neto, um paciente vindo de Zâmbia teria morrido neste hospital e contaminado profissionais de saúde, dos quais apenas uma enfermeira está viva.
Leia mais...

Investigação da PF sobre danos a sítios arqueológicos no Amapá está em andamento
Diário do Amapá


Desde novembro de 2007, a Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal do Amapá - DELEMAPH, investiga notícia de danos a sítios arqueológicos ocorridos durante o processo de instalação das sociedades empresariais Mineração Pedra Branca do Amaparí Ltda, e MMX Amapá Mineração Ltda. Inicialmente as investigações concluíram que os licenciamentos ambientais das empresas não seguiram os trâmites estabelecidos pela legislação federal, no que se refere à avaliação dos impactos dos empreendimentos sobre o patrimônio cultural, inclusive sobre os sítios arqueológicos. Com relação à MPBA, existem elementos informativos de que embora alertada sobre a necessidade do monitoramento arqueológico, a empresa destruiu alguns sítios, dois deles situados na região do Urucum, no final do ano de 2006. Com efeito, tanto a empresa MPBA como o seu representante legal foram indiciados no art. 62, inciso I, da Lei n. ° 9.605/1998, uma vez que não condicionaram a implantação ao constante e essencial monitoramento arqueológico, assumindo os riscos de produzir os danos aos sítios arqueológicos.
Leia mais...

Coluna “Cena política”, com Rodolfo juarez (do dia 03/12)


Jornal do Dia

PROPAGANDA
Hoje é o dia mundial da propaganda. Considerada por muitos como uma ciência, a propaganda exerce papel fundamental para a sobrevivência e valoração de produtos e serviços. Não fossem a propaganda, formas de governo e muitos governos não sobreviveriam nos tempos atuais.

PUBLICITÁRIO
E os publicitários estão todos de parabéns. Profissionais que são valorizados conforme a sua inserção no mercado mas de indiscutível importância em campanhas de conhecimento e de divulgação, seja de coisas, pessoas ou serviços. Os publicitários ganham a cada dia, importância no mercado de negócios cada vez mais competitivo.

DIREITO DE FAMÍLIA
Com o tema "As famílias e o novo Direito Civil Contemporâneo" a Faculdade de Macapá (FAMA) realiza o IV Seminário Estadual de Direito de Família e o Primeiro Congresso de Direito de Família, nos dias 4 e 5 de dezembro, com importantes professores e doutrinadores do Direito, em Macapá.

PRESENÇAS
Estará atuando como palestrante, ao lado de renomadas figuras do Direito Civil Brasileiro, como Dr. Waldir Filho e o Dr. Zeno Veloso, a amapaense Dra. Elayne da Silva Ramos Cantuária Koressawa, que estará discorrendo sobre a "Paternidade Sócio Afetiva" tema atual e de grande significado para a família brasileira.

CASO ROBERTO (1)
O prefeito eleito Roberto Góes (PDT) ateve o registro de sua candidatura cassado em sentença do Juiz Marconi Pimenta, em uma tomada de decisão monocrática, convencido que foi pelos argumentos do Ministério Público Eleitoral. O processo caminhou dentro da 10ª Zona Eleitoral e terá recurso para o Tribunal Regional Eleitoral.

CASOA ROBERTO (2)
A tênue sustentação que apóia a decisão do juiz Marconi é considerada insuficiente para justificar a decisão e os advogados do prefeito eleito têm convicção que, já em segunda instância a decisão do juiz será reformada. Para tanto os defensores do prefeito eleito já vislumbram na mesma peça em que se sustentou o juiz para dar a sentença, os elementos que precisam para reformá-la.

LIMINAR
Caso o assunto ainda não esteja concluído até o dia 15 de dezembro, data em que está marcada a diplomação dos eleitos nos pleitos de 5 e 26 de outubro pelo Tribunal Regional Eleitoral, os advogados do prefeito entrarão com um pedido de liminar para que a diplomação seja realizada normalmente, naquele dia.

NÃO TEM SUBSTITUTO
Ao contrário de outros casos, o "caso Roberto" não definiria ninguém para o cargo de prefeito de Macapá. Se prosperasse a decisão do Juiz Marconi Pimenta, teriam que ser marcadas novas eleições, uma vez que apenas o candidato a prefeito Roberto Góes superou os 50% dos votos dos eleitores do Município de Macapá, número mínimo para que uma eleição seja considerada válida.

CANAIS
As chuvas já deram o sinal de que estão chegando e com elas os problemas que sempre são registrados nessa época: entupimentos de bueiros, valas e canais. Com relação aos canais, a preocupação é maior por causa do volume de material que teria de ser retirado para que a limpeza fosse efetuada.

NOVIDADES
Está confirmado para este sábado uma novidade no rádio do Estado do Amapá. O Programa "Edinho Duarte Comunica" vai ser realizado do Bairro Infraero II com o nome de Edinho Duarte Comunica nos Bairros. É uma oportunidade para que os apresentadores do programa e a comunidade realizem uma festa só.

SINTONIA
Os ouvintes vão acompanhar o programa pela Rádio Cidade, 101,9 FM, das 9 às 12 horas do sábado, dia 6 de dezembro. Na programação já estão marcados mais dois encontros em outros bairros da cidade, nos dia 13 e 20 de dezembro. Haverá muitas atrações, inclusive prêmios e prestação de serviços à comunidade.
Leia mais...

JORNAIS DE OUTROS ESTADOS

ARTIGOS


A anti-reforma (Folha de S. Paulo)
A boa onda e o refluxo (O Globo)
A crise já aponta o caminho do mundo (Folha de S. Paulo)
As virtudes esquecidas do livre comércio (Valor Econômico)
Aviso aos navegantes: mares revoltos à vista (Gazeta Mercantil)
Como diria Creonte (O Estado de S. Paulo)
Conceber ou não: eis a questão (Correio Braziliense)
Expansão e incertezas (Valor Econômico)
Idéias perigosas (O Globo)
Lula, a crise e os inimigos do povo (O Estado de S. Paulo)
Medida provisória, uma discussão adiada (Gazeta Mercantil)
Muito além do caso Dantas (Folha de S. Paulo)
Nada de pânico ainda, por favor (Folha de S. Paulo)
Néstor Kirchner em seu labirinto (Valor Econômico)
Os horrores da "estagdeflação" (Folha de S. Paulo)
Quem tem medo da reforma tributária? (Jornal do Brasil)
Recessão e heterodoxia (Folha de S. Paulo)
Sérgio Cabral no meio do caminho (O Globo)
Verbo irregular (Correio Braziliense)

COLUNAS

A lusitana roda (O Globo - Ancelmo Gois)
Brasil cresce 2% em 2009, afirma Itaú (Folha de S. Paulo - Mercado Aberto)
Cadê a blindagem que estava aqui? (Folha de S. Paulo - Clóvis Rossi)
Caindo na real (Correio Braziliense - Brasil S.A)
Do professor ao aluno (O Globo - Merval Pereira)
Em queda, juro não avaliza alta do dólar (Valor Econômico - Por dentro do mercado)
Em tempo de guerra, nada muda (Valor Econômico - Política)
Entre a frágil aposta e a dura realidade (Valor Econômico - Brasil)
Fome e sede de dólares (O Estado de S. Paulo - Celso Ming)
Infraero, o grande negócio do ‘China’ (Jornal do Brasil - Informe JB)
Licença ampliada em breve (Jornal de Brasília - Ponto do Servidor)
Mais lentos que a crise (Correio Braziliense - Nas Entrelinhas)
Nada além da mentira (Correio Braziliense - Ari Cunha)
Nas mãos do PSB (O Globo - Claudio de Moura Castro)
Petrobras segura o mercado brasileiro (Valor Econômico - Claudio de Moura Castro)
Pressão em tempo real (O Estado de S. Paulo - Dora Kramer)
Renan sai do corner (Correio Braziliense - Brasília-DF)
Senhores da guerra, da tortura e da mentira (Jornal do Brasil - Coisas da Política)
Tudo muito feio (Folha de S. Paulo - Eliane Cantanhede)
Vitaminado (Folha de S. Paulo - Painel)
Viés de baixa (O Globo - Míriam Leitão)
Às armas (Folha de S. Paulo - Jânio de Freitas)
Ônibus (Folha de S. Paulo - Mónica Bérgamo)

ECONOMIA

250 mil demissões nos EUA (Correio Braziliense)
Abimaq prevê "carnificina" no emprego após o Natal (Folha de S. Paulo)
Bancos dispensam mais de mil funcionários em três meses (O Estado de S. Paulo)
Bancos usam R$ 27,3 bi dos compulsórios (Valor Econômico)
BC sinaliza manutenção da Selic (Valor Econômico)
BC terá reunião mensal com parlamentares (Valor Econômico)
BNDES deverá desembolsar R$ 100 bilhões em 2009 (Gazeta Mercantil)
BNDES prevê emprestar R$ 100 bi em 2009 (Valor Econômico)
Brasil corre menos risco de "quebradeira" (Valor Econômico)
Brasil responde por 76% do corte da Vale (Valor Econômico)
Brasil restabelece venda de frangos para a China (Folha de S. Paulo)
Brasil sentirá menos a crise, avalia Bird (Valor Econômico)
Brasil vive a maior fuga de dólares em dez anos (O Estado de S. Paulo)
Cartão de crédito resiste à crise e deve faturar R$ 26 bi neste mês (Gazeta Mercantil)
Contratos habitacionais poderão ser renegociados (Folha de S. Paulo)
Crise eleva custo de securitização (Gazeta Mercantil)
Crédito à Petrobrás prejudica empresas menores, diz Lula (O Estado de S. Paulo)
Câmara pode acelerar votação de projeto que reduz jornada (Folha de S. Paulo)
Depositário infiel não pode ser preso, diz STF (Folha de S. Paulo)
Deputados aprovam perdão parcial de dívida de mutuário (O Estado de S. Paulo)
Desempenho da Petrobras faz Bolsa de SP ter dia positivo (Folha de S. Paulo)
Devedor em atraso que não entregar bem ficará livre de prisão, decide STF (O Globo)
Dilma explica como sair da crise (Correio Braziliense)
Dilma reforça PAC para mirigar a crise mundial (Gazeta Mercantil)
Dilma sinaliza queda no preço dos combustíveis (Folha de S. Paulo)
Dólar atinge seu maior valor desde 2005 (Folha de S. Paulo)
Dólar atinge valor mais alto desde junho de 2005 (O Estado de S. Paulo)
Dólar supera R$ 2,47 (Correio Braziliense)
Dólar volta a R$ 2,47, maior valor em três anos (O Globo)
Déficit faz dólar chegar a R$ 2,475 (Valor Econômico)
Educação combaterá a pirataria no país (Correio Braziliense)
Emendas de Virgílio não passam (O Estado de S. Paulo)
Empresas cortam 250 mil vagas nos EUA (Folha de S. Paulo)
Empréstimo para compra de imóveis bate recorde (Correio Braziliense)
Empréstimos do Equador sob consulta (Jornal do Brasil)
Equador chama advogado de Bolívia e Venezuela (O Globo)
Estatal não deve disputar crédito, diz Lula (Valor Econômico)
Ex-executivo da Varig diz que avalia convite para a Infraero (Folha de S. Paulo)
Fluxo cambial é o pior desde 1999 (Correio Braziliense)
Fornecedor deve ser de confiança, ensina o material (O Globo)
Governo cria cadastro para simplificar abertura de empresas (Gazeta Mercantil)
Governo faz raio-x do emprego (O Estado de S. Paulo)
Petrobras sai do Instituto Ethos (O Globo)
Petrobras tira crédito de pequenos (Correio Braziliense)
Petrobras tira dinheiro de pequenos ao pegar empréstimo na Caixa, afirma Lula (Folha de S. Paulo)
Petrobras: Lula usa argumento da oposição (O Globo)
Proposta de Afif abre discussão sobre medidas de emergência para o emprego (O Estado de S. Paulo)
Queda na indústria pressiona o BC (Jornal do Brasil)
Recall de 68 mil carros (Correio Braziliense)
Recursos do PAC terão aumento de 26%, para R$ 638 bilhões (Gazeta Mercantil)
Restituição: Consulta ao último lote do ir deste ano será liberada na segunda (Folha de S. Paulo)
Saldo cambial de novembro é negativo em US$ 7 bilhões (Gazeta Mercantil)
Sangria de dólares é a maior em 10 anos (Jornal do Brasil)
Saída de capitais do país é a maior desde 99 (Folha de S. Paulo)
Saída de US$7,1 bi do país é maior desde a maxidesvalorização de 1999 (O Globo)
Senado aprova imposto único para sacoleiro (O Estado de S. Paulo)
Senado aprova projeto do microempreendedor (O Globo)
Senado aprova projeto sobre formalização (Folha de S. Paulo)
Vale anuncia corte de 1.300 funcionários (Folha de S. Paulo)
Vale demite 1,3 mil e pode cortar mais (O Estado de S. Paulo)
Vale demite 1.300 e dá férias a 5.500 (Jornal do Brasil)
Vale demite, dólar sobe e Lula cobra corte de juros (Correio Braziliense)
Vale elimina 1,3 mil empregos (Correio Braziliense)
Vendas ainda estão aquecidas, afirma Gol (Folha de S. Paulo)
Votorantim demite 118 no Rio Grande do Sul (Folha de S. Paulo)

POLÍTICA


'A pizza era contra mim', diz deputado (O Estado de S. Paulo)
Abin poderá participar de análise de documentos (O Estado de S. Paulo)
Acordo adia para março de 2009 votação da reforma (O Estado de S. Paulo)
Acordo adia reforma tributária (Valor Econômico)
Agenda de Braz contradiz defesa de Dantas (O Estado de S. Paulo)
Agente diz em CPI que Abin usou verba secreta na Satiagraha (Folha de S. Paulo)
Apesar da pressão de Lula, reforma tributária fica para o ano que vem (O Globo)
Aprovado o "projeto dos sacoleiros" (Gazeta Mercantil)
Aprovado o "projeto dos sacoleiros" (Gazeta Mercantil)
Carvalho é alvo da PF também (Correio Braziliense)
Caso das Ilhas Cayman reforça sentença contra banqueiro (O Estado de S. Paulo)
CCJ adia votação sobre mandatos (O Globo)
CCJ aprova aumento de prerrogativas legislativas (Valor Econômico)
CCJ aprova projeto pelo qual Legislativo pode criar ministério (O Estado de S. Paulo)
Chinaglia consegue acelerar votações (Valor Econômico)
Cirillo e Chicaroni eram sócios de empresa (O Globo)
Comissão de Orçamento prevê corte de R$ 1,1 bi nas despesas (Valor Econômico)
Confissão histórica de tortura (Jornal do Brasil)
Conselho da Câmara rejeita pedido para cassar Paulinho (Folha de S. Paulo)
Conselho de Ética livra Paulinho (O Globo)
Conselho livra Paulinho de cassação (Jornal do Brasil)
Conselho preserva Paulinho (Gazeta Mercantil)
Coronel afirma não ter vínculo com Dantas (Folha de S. Paulo)
Corte da OEA julga Brasil por escuta ilegal (O Estado de S. Paulo)
CPTM pagou R$ 34,6 mi a mais para Alstom, diz TCE (Folha de S. Paulo)
Custo de vida fecha com alta de 0,53% (Gazeta Mercantil)
CÂMARA LIVRA PAULINHO E PF INDICIA MULHER DO DEPUTADO (O Estado de S. Paulo)
Cássio diz não se sentir abandonado por correligionários (Valor Econômico)
Dantas deflagra guerra no Poder Judiciário (Jornal do Brasil)
DEM, PSDB e PPS anunciam aliança para 2010 (Valor Econômico)
Deputado ameaça 'pôr no poste' quem tentar puni-lo (O Estado de S. Paulo)
Deputado nega acordo e diz que decisão põe fim a "perseguição" (Folha de S. Paulo)
Desabrigados retornam para casa em Santa Catarina (Jornal do Brasil)
Dossiê contra reitor de Pelotas (Correio Braziliense)
Drogas: Câmara aprova 'redução de danos' (O Globo)
Em SC, 25 comunidades somem com as enchentes (O Estado de S. Paulo)
Emenda abre brecha para farra de novos cargos (O Globo)
Empresas atingidas terão alívio no ICMS (O Globo)
EUA vêm ao país para analisar US$ 400 mi em fundo de Dantas (Folha de S. Paulo)
Fornecedor deve ser de confiança, ensina o material (O Globo)
Gilmar Mendes se diz atingido com decisão do juiz De Sanctis (Gazeta Mercantil)
Gilmar pede apuração sobre araponga (O Globo)
Governadores manifestam solidariedade a Cunha Lima (Gazeta Mercantil)
Governo estadual lança pacote antienchente (Gazeta Mercantil)
Governo ignora índios em seu plano de defesa, afirma Funai (Folha de S. Paulo)
Governo insiste em votar MP (Correio Braziliense)
Governo quer atuar para reduzir demissões (Valor Econômico)
Governo vai afastar Incra dos processos na Amazônia (O Estado de S. Paulo)
Inclusão previdenciária passa no Senado (Valor Econômico)
Jobim lança plano de defesa, mas esconde custos (Jornal do Brasil)
Jobim vai aos EUA negociar nova frota de caças da FAB (Folha de S. Paulo)
Juíza: Abin poderá acompanhar perícia da PF (O Globo)
Lei sobre terras de quilombos pode ser revista pela AGU (O Estado de S. Paulo)
Lula vetará emendas às MPs dos servidores (Valor Econômico)
Mendes pede investigação sobre suposto infiltrado (O Estado de S. Paulo)
Mendes quer apurar elo entre ex-funcionário e Dantas (Valor Econômico)
Mendes se sente atingido com decisão contra Dantas (Gazeta Mercantil)
MP das filantrópicas vai parar na Justiça (O Globo)
Multa é a primeira a se basear em nova regra (O Estado de S. Paulo)
ONGs criticam corporativismo do Legislativo (Folha de S. Paulo)
Para dirigir na estrada, um ano de carteira (O Globo)
Para órgão, tema é da Casa Civil (O Estado de S. Paulo)
Paulinho é absolvido por 10 x 4 na Comissão de Ética (Valor Econômico)
PMDB decide disputar presidência do Senado (O Estado de S. Paulo)
PMDB decide lançar candidato no Senado (O Globo)
PMDB decide lançar candidato à Mesa do Senado para conter Viana (Valor Econômico)
PMDB terá candidato (Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar