segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Agenda da Semana no Congresso Nacional

Câmara dos Deputados

Plenário

De 15 a 19 de dezembro

Crise econômica e mudança de MPs em pauta
Na última semana de votações no plenário da Câmara este ano, os deputados se ocuparão de apreciar dois itens da pauta. Ambos são polêmicos: a Medida Provisória 447/08, que aumenta entre cinco e dez dias os prazos para recolhimento dos tributos federais; e os destaques à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 511/06, que muda as regras de tramitação das MPs. A MP 447/08 é mais uma das medidas adotadas pelo governo para aquecer a economia, e minimizar os efeitos da crise financeira mundial no Brasil. Estimativas do Ministério da Fazenda mostram que a dilatação dos prazos para o recolhimento de impostos deve injetar cerca de R$ 21 bilhões nos caixas das empresas brasileiras.A MP também estende o prazo de empenho das contribuições ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do dia 10 para o dia 20 de todo mês. Já para concluir a votação da polêmica PEC que altera a tramitação das medidas provisórias, os deputados terão de analisar três destaques, que serão votados em separado.O primeiro deles, do PSDB, pede a exclusão do dispositivo que permite ao presidente da República retirar uma MP em até 15 dias de sua edição. Essa regra não existe atualmente na Constituição.

O segundo, do bloco PSB-PDT-PCdoB, tem o objetivo de excluir todas as mudanças feitas pela PEC nas regras sobre a abertura de créditos orçamentários por medidas provisórias. O artigo que esse destaque pretende excluir determina o uso de MP para crédito extraordinário somente nessas situações, mas permite a edição de crédito suplementar ou especial se o Congresso não votar projeto de lei de igual conteúdo depois de 75 dias de sua tramitação.

Também de autoria do PSDB, o terceiro destaque pede a exclusão de parte do mesmo artigo. O partido quer manter a limitação para MP de crédito extraordinário aos casos de guerra, comoção ou calamidade, mas propõe a retirada da parte que permite ao governo editar MP se o projeto não virar lei dentro de 75 dias.Ainda essa semana os parlamentares devem eleger os integrantes da comissão representativa do Congresso, que funcionará durante o recesso parlamentar, de 23 de dezembro até 1º de fevereiro de 2009. Ela contará com 17 deputados, oito senadores e seus respectivos suplentes.

Comissões

Terça-feira (16)

Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática
Seminário "TV Digital Brasileira". No Auditório Nereu Ramos, às 9h.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
Votação de projetos. No plenário 1, às 11 h.

Comissão de Finanças e Tributação
Votação de projetos e requerimentos. No plenário 4, às 13h30.

Comissão de Defesa do Consumidor
Audiência pública para debater o Projeto de Lei 29/07, que dispõe sobre a organização e exploração das atividades de comunicação social eletrônica. Foram convidados, entre outros, o diretor-geral da Globosat, Alberto Pecegueiro; o superintendente da Associação Brasileira de Radiodifusores, Dennis Munhoz; e o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Daniel Pimentel. Acontece no plenário 8, às 14 h.

Comissão de Educação e Cultura
Votação de projetos e requerimentos. No plenário 10, às 14 h.
Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado Votação de projetos. No plenário 3, às 14 h.

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público
Audiência pública sobre os efeitos da crise econômica mundial no pólo industrial de Manaus. Foram convidados, entre outros, o ministro da Fazenda, Guido Mantega; o ministro do Trabalho, Carlos Lupi; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, Antônio Silva. Acontece no plenário 12, às 14h30.

Comissão Especial da Jornada Máxima de Trabalho
Instalação e eleição do presidente e dos vice-presidentes. No plenário 14, às 14h30.

Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado
Votação de projetos. No plenário 3, às 14h30.
Comissão de Finanças e Tributação
Reunião mensal com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, para analisar a execução orçamentária da União e as transferências constitucionais dos fundos de participação dos estados, do DF e dos municípios. Acontece no plenário 4, às 16 h.

QUARTA-FEIRA (17):

Comissão de Finanças e Tributação
Reunião com a secretária da Receita Federal, Lina Vieira, para discutir os dados da arrecadação de tributos da União referentes a novembro de 2008. Acontece no plenário 4, às 9 h.

Comissão de Seguridade Social Famíliar
Votação de projetos. No plenário 7, às 9h30.

Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio
Votação de projetos e requerimentos. No plenário 5, 9h30.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
Reunião ordinária. No plenário 1, 10 h.

Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural
Votação de projetos e requerimentos. No plenário 6, às 10 h.

Comissão de Defesa do Consumidor
Votação de projetos e requerimentos. No plenário 8, às 10 h.

Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público
Votação de projetos. No plenário 12, às 10 h.

Comissão de Minas e Energia
Votação de projetos e requerimentos. No plenário 14, às 10 h.

Comissão de Viação e Transportes
Votação de projetos e requerimentos. No plenário 11, às 10 h.

Comissão de Educação e Cultura
Itens remanescentes da reunião anterior. No plenário 10, às 10 h.

Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional
Votação de projetos e requerimentos. No plenário 15, às 10h.

Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática
Votação de projetos e requerimentos. No plenário 13, às 10h.
Comissão de Desenvolvimento Urbano
Votação de projetos. No plenário 16, às 10h.
Comissão de Finanças e Tributação
Itens remanescentes da reunião do dia anterior. No plenário 4, às 10h30.
Comissões de Fiscalização Financeira e Controle; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Audiência pública sobre as medidas adotadas pelo Ministério da Saúde, por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), para controlar a dengue. Foram convidados, entre outros, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão; o ministro do TCU Valmir Campelo; e o secretário de Saúde de Vitória, Luis Reblim. Acontece no plenário 9, às 11 hs.

Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado
Itens remanescentes das reuniões do dia anterior. No plenário 6, às 14 h.
Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
Votação de projetos. No plenário 8, às 14 h.

Comissão Especial dos Fonogramas/Videofonogramas Musicais
Discussão e votação do parecer do relator, deputado José Otávio Germano (PP-RS). plenário não definido, às 14 h.

Comissão Especial sobre Exploração de Recursos em Terras Indígenas
Discussão e votação do parecer do relator, deputado Eduardo Valverde (PT-RO). No plenário 14, às 14h.

Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado
Itens remanescentes das reuniões do dia anterior. No plenário 6, às 14h30.

QUINTA-FEIRA (18):

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania
Reunião ordinária. No plenário 1, às 9 h.

Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional
Audiência pública sobre o conflito fundiário na área do aeroporto de Macapá. Foram convidados, entre outros, o advogado-geral da União, José Toffoli; o superintendente regional da Polícia Federal no Amapá, Anderson Fontel; e o presidente da Infraero, Sergio Gaudenzi. Acontece no plenário 15, às 10 h.

Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Audiência pública sobre a reserva biológica da Mata Escura, em Minas Gerais. Foram convidados, entre outros, representantes do Ministério do Meio Ambiente e o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Minas Gerais, Vilson da Silva. Acontece no plenário 8, às 10 h.


Senado Federal

Plenário

De 15 a 19 de dezembro

Esforço concentrado para limpar a pauta A semana no Senado será de esforço concentrado. Os líderes partidários irão se reunir logo na terça-feira para fechar uma pauta e tentar acordar propostas que aida não são consenso na Casa. Sessão deliberativa extraordinária está marcada para terça-feira (16), às 10h, para iniciar apreciação de alguns dos 51 itensque estão na ordem do dia. A sessão continuará durante a tarde.

A primeira proposição na pauta é o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 30/08, que autoriza o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal a formarem subsidiárias integrais ou controladas e a adquirirem participação em instituições financeiras sediadas no Brasil.

A matéria é mais uma das adotadas para contornar efeitos da crise financeira mundial na economia brasileira, tem prioridade na votação e tranca a pauta enquanto não for apreciada.

Também está em pauta outra MP editada com o objetivo de amenizar a repercussão da crise financeira: a 445/08, transformada no PLV 31/08, que visa injetar recursos na construção civil para a construção de moradias.

Comissões

Segunda-feira (15)

Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania
Audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em conjunto com as Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e Educação, Cultura e Esporte (CE) para instruir o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 180/08, que direciona 50% das vagas das universidades federais e escolas técnicas para estudantes que cursarem integralmente o ensino médio em escolas públicas. A proposta também determina que metade dessa cota seja reservada para alunos oriundos de famílias com renda de até um salário mínimo e meio per capita. Foram convidados para a audiência, entre outros, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STJ) Joaquim Barbosa; o ministro da Educação, Fernando Haddad; e o reitor da Universidade de Brasília (UNB), José Geraldo de Souza Júnior. Na sala 3 da Ala Alexandre Costa, às 14h.

Terça-feira (16)

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE)
Reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para votar quatro itens, entre eles o que dispõe sobre a certificação das entidades beneficentes de assistência social e regula os procedimentos de isenção de contribuições para a seguridade social, entre outras providências (o projeto substitui a MP da Filantropia). Logo após, a CAE realiza audiência pública com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes, para debater a política agrícola. Na sala 19 da Ala Alexandre Costa, às 10h.

Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI)
Audiência pública na Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) para debater a situação e evolução do estado de conservação e manutenção da via permanente e do material rodante do trem metropolitano de Belo Horizonte e de outras capitais do país. O debate contará com a presença do ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida. Na sala 13 da Ala Alexandre Costa, às 11h.

Comissão de Educação, Cultura e Esporte
Reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para a votação de 14 itens, entre eles, proposta que autoriza o Poder Executivo a criar, no Ministério da Educação, o Programa Cesta Básica do Livro, para garantir um acervo mínimo de livros às famílias de estudantes do ensino público fundamental e médio. A primeira proposição a ser analisada é o projeto que institui o Estatuto de Museus. Na sala 15 da Ala Alexandre Costa, às 11h.

Comissão Temporária de Regimento Interno
Reunião da comissão temporária interna criada com a finalidade de apresentar projeto para reforma do Regimento Interno do Senado. Na sala 7 da Ala Alexandre Costa, às 14h30.

Comissão Temporária de Risco Ambiental
Reunião da Comissão Temporária Externa do Risco Ambiental, que analisa o risco ambiental em que vivem municípios relacionados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no mapa do desmatamento, para apresentar relatório final. Na sala 9 da Ala Alexandre Costa, às 15h.

Quarta-feira (17)

Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática
Reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) para analisar projeto que regulamenta as atividades de pesquisa, produção, importação, liberação no ambiente e comercialização de clones de mamíferos, exceto humanos, peixes, anfíbios, répteis e aves. Entre os 12 itens em pauta, sete projetos de decreto legislativo que tratam de autorização para o funcionamento de emissoras de rádio e televisão. Na sala 13 da Ala Alexandre Costa, às 8h45.

Comissão de Assuntos Sociais
Reunião da Comissão de Assuntos Sociais para votar cinco itens. O primeiro item em pauta é o substitutivo apresentado ao projeto que dispõe sobre a mineralização dos solos e a segurança alimentar e nutricional. O substitutivo ao projeto que isenta o aposentado por invalidez, com mais de 60 anos, de exame médico-pericial também deverá ser votado. Na sala 9 da Ala Alexandre Costa, às 10h.

Quinta-feira (18)

Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional
Audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para ouvir o juiz eleito para o Tribunal Internacional de Haia, Antônio Augusto Cançado Trindade. O juiz deverá falar sobre sua eleição para a Corte de Haia e sua experiência na Corte Interamericana de Direitos Humanos. Na sala 7 da Ala Alexandre Costa, às 10h.


Congresso Nacional

Comissões

Terça-feira (16)

Comissão Mista de Orçamento Reunião extraordinária.
No plenário 2, às 10h.

Comissão Mista de Orçamento Reunião extraordinária.
No plenário 2, às 14h.

Comissão Mista de Orçamento Reunião extraordinária.
No plenário 2, às 18h.
Quarta-feira (17)

Comissão Mista de Orçamento Reunião extraordinária.
No plenário 2, 10h.
Comissão Mista de Orçamento Reunião ordinária.
No plenário 2, às 14h.
Comissão Mista de Orçamento Reunião extraordinária.
No plenário 2, às 18h

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar