quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Opinião, Notícia e Humor

Quarta-feira, 10 de dezembro de 2008
Veja a seguir os destaques dos principais jornais de hoje. Se você não teve tempo para ler as notícias, clique nas manchetes ou nos links logo abaixo das matérias para lê-las. Publicaremos esta seleção do que há de melhor na imprensa do Amapá e do Brasil todos os dias.

Manchetes do Dia

Os jornais que estão expostos aqui são os que estão disponíveis e atualizados online.

DIÁRIO DO AMAPÁ
“DIÁRIO DO AMAPÁ” E “LUIZ MELO ENTREVISTA” SÃO OS MELHORES DO ANO

O Jornal Diário do Amapá e o programa jornalístico radiofônico Luiz Melo Entrevista foram distinguidos, ontem à noite, em cerimônia de gala no auditório Pedro Petcov, da OAB-AP, com o Prêmio Tucuju de Ouro, escolhidos por internautas como os melhores do ano de 2008 no ramo da comunicação social do Estado. A estatueta do Diário do Amapá foi recebida pelo editor-chefe Douglas Lima e a destinada ao Luiz Melo Entrevista foi entregue ao principal âncora do programa, Luiz Melo, que também é diretor-superintendente do Jornal. O Prêmio Tucujú de Ouro, coordenado pelo publicitário Abel Ribeiro, há 12 anos contempla várias categorias profissionais e empresariais que se destacam na sociedade. O prêmio é entregue pelo próprio Abel Riberiro e pela modelo e advogada Ellen Paula.

JORNAL DO DIA

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros encontraram, depois de dois dias, o corpo de um menino de dez anos que estava desaparecido desde o domingo passado. Segundo a família, ele estava brincando na areia quando sumiu. Na ocasião duas versões para o caso tinham aparecido, a primeira estava relacionada com um afogamento e a segunda envolvia um casal que teria levado o menino para o município de Santana. Assim que foi registrado o desaparecimento do corpo de Jonatham Miranda Gonçalves, uma equipe do Corpo de Bombeiros começou a fazer o patrulhamento às proximidades do Balneário Recanto da Aldeia, onde acontecia uma festividade. E ontem, no final da manhã, conseguiram encontrar o menino cujo corpo estava a deriva nas margens do rio.

Cerca de 350 toneladas de minério de ferro estariam estocadas no porto de Santana e outras 150 na área da companhia Anglo Ferrous Brasil, em Pedra Branca. As unidades do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) estão numa verdadeira corrida para alcançar a excelência de desempenho. A Gerência Regional Macapá alcançou uma posição de respeito junto à direção central por reduzir cada vez mais o tempo médio de espera (agendamento) e de concessão do benefício. “Temos conseguido até disponibilizar servidor para atender outras gerências que estão com indicadores péssimos”, comemorou a gerente executiva do INSS Amapá, Maria Socorro da Costa da Conceição.

CORREIO BRAZILIENSE

A economia brasileira vinha crescendo a um ritmo espetacular até setembro, quando estourou a crise financeira internacional. Segundo a economista Amanda Tavares, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todas as riquezas produzidas pelo país, registrou expansão de 6,4% nos nove primeiros meses do ano, um recorde para o período conforme a série histórica iniciada em 1996. No acumulado de 12 meses, o salto de 6,3% também superou todas as bases de comparação. O pico do crescimento se deu no terceiro trimestre: o PIB aumentou 6,8% — o melhor número desde o segundo trimestre de 2004. Quando comparado o terceiro trimestre deste ano com os três meses anteriores, a economia avançou 1,8%. “Foi impressionante como a atividade econômica se acelerou entre julho e setembro. Por isso, tantos recordes”, disse Amanda.

A economia brasileira cresceu no terceiro trimestre 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Com esse resultado, mesmo que o Produto Interno Bruto não avance nada no último trimestre em relação a igual período de 2007, o país crescerá 4,8% no ano. O IBGE também revisou o PIB de 2007: o Brasil cresceu 5,7%, e não 5,4%. Guido Mantega (Fazenda) deve anunciar hoje pacote de estímulo à economia. O melhor já ficou para trás. É isso o que os números do PIB (Produto Interno Bruto) do terceiro trimestre de 2008 sugeriram ontem ao apontar um crescimento de 1,8% em relação ao segundo trimestre deste ano e de 6,8% sobre igual período do ano passado.

A economia brasileira superou todas as expectativas e, empurrada pelo consumo das famílias e por investimentos públicos e privados, levou o Produto Interno Bruto (PIB) ao seu melhor desempenho trimestral em quatro anos: 6,8% no terceiro trimestre, em comparação a igual período do ano passado, segundo apurou o IBGE. Vigor que, segundo os economistas ouvidos pelo Estado, ajuda o País a enfrentar um período ainda indefinido de forte declínio, mas não é suficiente para afastar o risco de recessão. Para o quarto trimestre, as expectativas são de crescimento próximo de zero, ou seja, de elevação inexpressiva ou de ligeira queda.

A economia brasileira encerrou o terceiro trimestre com forte expansão. O Produto Interno Bruto (PIB) avançou 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado - a maior taxa desde o segundo trimestre de 2004 - e 1,8% na comparação com o trimestre anterior, segundo dados divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "O PIB do terceiro trimestre é uma história do passado. Foi o pico", diz Sérgio Vale, da MB Associados. A desaceleração das exportações, com a piora do cenário internacional e dos investimentos produtivos, deve puxar o PIB para baixo, avalia. Analistas consultados pela Gazeta Mercantil projetam crescimento zero ou queda de até 1% para o quarto trimestre.

O consumo e investimentos fizeram a economia crescer, no terceiro trimestre, 1,8% em relação ao anterior - e 6,8% se comparado ao mesmo período de 2007. São avanços recordes. Embora tenha surpreendido analistas, o resultado abarca um momento ainda pouco afetado pela crise internacional, que se agravou a partir de meados de setembro. Apesar disso, garante ao país uma expansão de pelo menos 5% este ano. Para os economistas, demissões vão frear o consumo no ano que vem.

O GLOBO

A economia brasileira cresceu 6,8% entre julho e setembro em relação ao mesmo período de 2007 e 1,8% na comparação com o segundo trimestre deste ano, segundo o IBGE. A expansão, que superou as previsões mais otimistas foi puxada pela indústria - sobretudo, a construção civil - e por gastos de famílias e governo. Mas foi o último trimestre de crescimento antes do agravamento da crise que varre o mundo desde 15 de setembro. Por isso, as projeções de especialistas são de que o Produto Interno Bruto (PIB) encolha de 0,4% a 1% de outubro a dezembro, agravado por cortes de produção, férias coletivas e demissões. O governo deve zerar o IOF sobre crédito para estimular o consumo.

VALOR ECONÔMICO
PAÍS ATRAI TALENTOS GLOBAIS QUE TENTAM FUGIR DA CRISE

A crise internacional virou o jogo na guerra de talentos da área financeira. Depois de anos e anos de mercado aquecido e dificuldades para a contratação até mesmo de trainees, a debacle dos principais bancos dos países ricos e o aperto de crédito no Brasil aumentaram a oferta de trabalho de executivos seniores. Como nunca antes, as instituições financeiras no Brasil aproveitam a oportunidade para aumentar a qualificação técnica das equipes e atrair os mais preparados, inclusive do mercado internacional.

COLUNAS, ARTIGOS E MATÉRIAS INTERESSANTES DO AMAPÁ

Lula inaugura mais um trecho da ferrovia Norte-Sul
Diário do Amapá

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou hoje (9) que vai eleger seu sucessor nas eleições de 2010. “Também tenho certeza de que vou fazer minha sucessão, e só espero que quem for eleito me convide para vir aqui inaugurar outros trechos da [Ferrovia] Norte-Sul”, disse Lula, ao discursar em Colinas (TO) na inauguração do trecho Araguaína da Ferrovia Norte-Sul. Estava presente na cerimônia, como convidado de honra, o ex-presidente e atual senador pelo Amapá, José Sarney (PMDB-PA), idealizador da ferrovia. Estavam também na comitiva o presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, além do governador de Tocantins, Marcelo Miranda. A declaração de Lula foi uma resposta ao ex-presidente Sarney, que discursou antes dele e disse esperar que o presidente eleja um sucessor que dê continuidade às obras do governo. “Que o senhor faça seu sucessor, que pense como Vossa Excelência e trabalhe como Vossa Excelência. Queremos a continuidade da sua obra e que o senhor faça o seu sucessor. Que ele pense como Vossa Excelência, que trabalhe como Vossa Excelência e que ande como Vossa Excelência", havia dito Sarney no seu discurso. O ex-presidente fez também diversos elogios à ministra-chefe da Casa Civil, tida nos bastidores como a favorita de Lula para sucedê-lo. "Ela é uma sacerdotisa do serviço público", afirmou Sarney. "Estive em praticamente todos os cargos da República e poucas vezes vi alguém tão dedicado à causa pública, tão estudioso dos problemas do Brasil quanto Dilma. Ela tem prestado bons serviços e vai prestar muitos mais", disse. Chamando Sarney de “meu caro companheiro e amigo” e brincando que “Sarney havia ficado arrepiado, emocionado” com aquele momento, Lula fez questão de lembrar que o ex-presidente o apoiou desde 2002. Assim como em maio do ano passado, Lula lembrou, também, que, quando deputado, criticou o então presidente da República, José Sarney, quando este falou em construir a Ferrovia Norte-Sul. “Quando Sarney anunciou que construiria a Norte-Sul, eu era deputado e fiz críticas, dizia que [a ferrovia] ia ligar o nada ao nada. Quis Deus que eu fosse eleito presidente para dizer ao Sarney: ´Vamos fazer a Norte-sul, porque a classe política não conhece o país, conhece seu estado e quem faz campanha também não conhece`.” "Ano que vem, teremos mais trechos [a serem inaugurados da ferrovia]. E aí tenho certeza de que vou fazer a minha sucessão", disse Lula.
Leia mais...

Brasil é o país mais preparado do mundo para enfrentar a crise, diz Lula
A Gazeta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, ontem (9), que o Brasil é o país mais preparado do mundo para enfrentar a crise financeira internacional. “Eu posso dizer como presidente da República, não tem nenhum país do mundo mais preparado para enfrentar essa crise. Não tem nenhum país do mundo mais preparado que o Brasil, com mais estabilidade. Nós temos reservas, temos mercado, e temos uma economia crescente”, disse Lula. O presidente deu a declaração durante a inauguração do trecho Araguaína da Ferrovia Norte-Sul, na cidade de Colinas, Tocantins. Estavam presentes na cerimônia o ex-presidente e atual senador José Sarney (PMDB-PA), o presidente da Companhia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli, e a ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, além do governador de Tocantins, Marcelo Miranda. Lula disse que há quem torça para que a crise atinja o país e que há muita “propaganda sistematizada a favor da crise”. “Tem gente torcendo pra gente quebrar. (...) Leiam e vejam televisão. Escutem rádio. É quase uma propaganda sistematizada em favor da crise. É quase uma propaganda. Eu acho que a gente tem que falar da crise porque ela é séria, é profunda, mas não foi causada por nós”, disse.
Leia mais...

Agravo retorna contas para a gerência do BB
Jornal do Dia

A Procuradoria de Justiça do Estado conseguiu através de Agravo Regimental interposto junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP) recorrer da decisão que teria proibido que o Banco do Brasil gerenciasse as contas dos servidores públicos do estado. A ação foi tomada, uma vez que, na sexta-feira passada, 5, o MPE, através da Promotoria da Cidadania e a de Defesa do Consumidor ajuizaram Ação Cautelar com pedido de liminar requerendo a suspensão do contrato firmado entre o Governo do Estado e a instituição financeira. O que ainda falta resolver é o atendimento por parte do Banco do Brasil com relação a quantidade de servidores que devem procurar a instituição para atualizar sua documentação. Segundo Joel Nogueira, Secretário Especial de Gestão, por orientação do governador Waldez Góes, todas as medidas devem ser tomadas para evitar que o servidor público passe por tanto transtorno durante o processo.
Leia mais...

Coluna “FROM”, com Luiz Melo
Diário do Amapá


PF não está mesmo dando trégua para bandidos. Em pleno feriado, apreendeu nada mesmo que 19 quilos de pasta-base de cocaína. Dono da droga é forte empresário no ramo de frigoríficos. Que foi parar no xilindró, na companhia da mulher, que é sócia dele no negócio.

Otimismo
Há 28 anos vivendo no vale do Jari, deputado Mandi prevê que agora sim aquela região vai desenvolver. Por conta do sucesso que foi a Expovale Jari. Que abriu leque de possibilidades para interação com as ricas pecuária e agricultura do oeste do Pará.

Trampo
Prosseguem até depois de amanhã as inscrições para o concurso do Tribunal de Justiça. Que, por sinal, promete ser bastante concorrido, pois além da prata de casa, estão no páreo concurseiros de todos os cantos e recantos do país.

Aperto
Para se livrar do aperto causado pela crise financeira mundial, deputados da Comissão da Amazônia, com pires na mão, estiveram na tarde de ontem no Palácio do Planalto. Foram pedir dinheiro para investimentos nos estados amazônicos. Ministro José Múcio Monteiro, da Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional, prometeu que vai liberar logo, logo, recursos do Orçamento Geral da União deste ano.

Maravilha
Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, está na liderança de votação para ser uma das Sete Maravilhas da Natureza. Concurso é promovido pela fundação suíça New Seven Wonders, a mesma que fez do Cristo Redentor, também do Rio, uma das novas Sete Maravilhas do Mundo Moderno, no ano passado. Que, aliás, perdeu, no Brasil, de feio, para a nossa Fortaleza de São José de Macapá.

Mais folga
Antes do início do recesso parlamentar, daqui a duas semanas deverá ser votado pelo Plenário da Câmara projeto que reduz de 44 para 40 horas a jornada de trabalho. É bom que isso aconteça logo, mesmo, para corrigir discriminação imposta a várias classes de trabalhadores, tratados como de segunda categoria, enquanto servidores públicos há muito tempo já gozam desse benefício.

Amazônia
Mídia nacional se empenha para fazer do Pão de Açúcar uma das Sete Maravilhas da Natureza. Ranking atual mostra que o Pão de Açúcar ocupa o 124º lugar no ranking mundial e o segundo lugar no ranking Brasil, atrás de Fernando de Noronha, que está em 81º lugar no mundial. Bem que organismos regionais poderiam se mobilizar para eleger a Amazônia que embora tenha suas belezas e riquezas naturais cobiçadas pelo mundo inteiro, está sendo esquecida.

Expovale
Sucesso de público, a Expovale, que aconteceu em Laranjal do Jari, surge como a grande alavanca para o desenvolvimento do vale do Jari. Edição do ano que vem, a segunda, promete ser mais gigantesca ainda. Por conta disso, Waldez Góes, Pedro Paulo (o vice) e o deputado estadual Manoel Mandi estão com tudo e não estão prosa.
Leia mais...

Grande impacto da crise no Amapá será em 2009, diz ACIA
Jornal do Dia

Com a crise americana tomando proporções maiores a cada dia, as empresas afetadas não vêem outra alternativa senão iniciarem uma série de temidas demissões em massa. Mesmo as maiores empresas do mundo não estão imunes aos prejuízos trazidos pela crise. Um belo exemplo disso são as 8 mil demissões realizadas ontem pela gigante multinacional Sony. No Amapá, a previsão é de que o quadro seja o mesmo, porém, deve chegar com algum atraso. Segundo Gilberto Laurindo, presidente da Associação Comercial e Industrial do Amapá ( ACIA ), a crise americana já vem manifestando reflexos no Amapá há mais de três meses, porém em menor escala. "De certa forma, nós corremos um risco um pouco maior, já que, para nós, a crise veio caminhando sorrateiramente. Felizmente, nós temos capacidade para lidar com ela." Garante Gilberto.
Leia mais...
Do Blog do Jornal do Dia...

Notícias

* Pesquisa de ONG alemã divulgada hoje(09.12) mostra que o Brasil é o 5º país onde empresas mais pagam propina para fazer negócios no exterior.

* O Juiz Murilo Mendes agora a pouco, absolveu os pilotos do Legacy da acusação de negligência no acidente da Gol, que aconteceu em 2006, mas responderam por outros crimes.

* Governo vai criar linha de crédito de R$500 milhoes para a agricultura de SC. O limite individual para agricultores afetados será de R$100 mil, com dez anos para pagamento e três de carência.

* O presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Frederico Guilherme Pimentel, foi preso nesta terça-feira (9) pela Polícia Federal em Vitória acusado de participar de um esquema de importação ilegal de veículos.

* Corinthians acerta a contratação do atacante Ronaldo para 2009, o clube divulga que restam "últimas formalidades" para assinar com o atacante, de 32 anos, que estava sem clube, em recuperação de grave lesão no joelho; agente confirma acordo verbal.

30 líderes sindicais farão curso de capacitação no Estado
A Gazeta

A Federação das Indústrias do Estado do Amapá (FIEAP) promoveu ontem (9), das 15h às 19h, no auditório da Casa da Indústria, curso de Capacitação de Líderes Sindicais referente ao Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA). Tem por objetivo aumentar a representatividade dos sindicatos patronais de indústria, bem como sua sustentabilidade. “Todo o Brasil realiza a partir de hoje esse programa. È uma proposta de preparar as lideranças sindicais do Estado”, diz o professor Ernande Ferreira. Cada módulo será ministrado para até 30 líderes sindicais, incluindo o presidente, vice-presidente, membros das diretorias dos sindicatos patronais de indústria, entidades de classe e cooperativas de produção. A iniciativa é uma continuidade do programa de capacitação sindical, que teve início em 2007 com a realização de seis módulos, em Macapá. Esse ano terá a realização de oito módulos. Módulo I: “O líder sindical e o Sistema de Representação da Indústria Brasileira”. “Esse módulo procura mostrar para os empresários o que o sistema pode fazer pela empresa e aos colaboradores dentro da responsabilidade social”, explica o professor Ernande.
Leia mais...


MP fiscaliza Parque Zoobotânico Municipal
A Gazeta

No último dia 5 de dezembro, o Ministério Público Estadual (MPE), em ação conjunta com a Delegacia Estadual do Meio Ambiente (DEMA) e a equipe do Batalhão Ambiental, realizou fiscalização no Parque Zoobotânico, para averiguar a situação dos animais e de toda a estrutura do local. Os Promotores de Justiça Haroldo Franco, Titular da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo (PRODEMAC) e Eder Abreu, Titular da Promotoria de Justiça de Investigações Civis e Criminais (PICC), e a (DEMA), representada pela Delegada de Polícia Maria de Lourdes, detectaram as precárias condições de moradia dos animais, sendo que muitos encontravam-se fora das jaulas, o que significa risco para os funcionários do parque, além da presença de urubus rodando o local.
Leia mais...

TCU barra pregões da Eletronorte no Amapá e Pará para contratar serviços de “buffet”
A Gazeta

O ministro Benjamin Zymler: “Serviço não condiz com as finalidades institucionais da entidade e não atende ao interesse público”. O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou à Gerência Regional de Produção do Amapá e à Gerência Regional de Transmissão do Pará da Eletronorte, que procedam a suspensão imediata dos procedimentos relativos aos Pregões Eletrônicos 82298/2008-Eletronorte/AP e 820102008- Eletronorte/PA, até que o Tribunal decida sobre o mérito das questões. Os pregões tinham como finalidade a contratação de serviços de “buffet”. O ministro Benjamin Zymler, relator do processo, concluiu que o objeto do pregão, que inclui fornecimento de som e a decoração para festa de confraternização dos funcionários da empresa, não condiz com as finalidades institucionais da entidade e não atende ao interesse público.
Leia mais...

João Henrique recebe recomendação para revogar decretos autorizando construções em áreas de lazer
A Gazeta

O prefeito de Macapá, João Henrique Pimentel (PT) e o procurador-geral do município, Raimundo Guedes de Araújo, receberam recomendação para revogar dois decretos publicados na edição de 30 de setembro do Diário Oficial. Trata-se dos Decretos 1.737 e 1.738/2008-PMM. A Recomendação, de número 004/2008, é do promotor de Justiça Haroldo Franco, da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo da Comarca de Macapá (Prodemac). João Henrique estaria baixando decretos sem propor alteração de lei complementar à Câmara Municipal de Macapá. No Decreto 1.737/2008, o prefeito promove alteração do “Quadro de Uso e Atividades da Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano”, para permitir e autorizar construção de médio impacto em uma região originariamente destinada a residência e lazer. Haroldo Franco afirma que, por meio do Decreto 1.738/2008, o prefeito diz que houve um termo de compromisso tratando de medida compensatória e mitigadora de impactos urbanísticos pela ocupação do solo pelo empreendimento comercial. Mas não diz em que consistiram as medidas compensatórias e mitigadoras, ferindo o princípio da publicidade. Além disso, o mesmo decreto estaria tratando de licenciamento, desatendendo ao princípio da precaução diante de certos bens ambientais existentes na área em questão, sem a exigência da elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto do Meio Ambiente (RIMA).
Leia mais...

Coluna “Gazetilha”
A Gazeta

colunagazetilha@hotmail.com

• Revendo o orçamento

A proposta orçamentária de 2009 do Governo do Estado, em discussão na Assembléia Legislativa foi montada com base na receita efetiva dos últimos 12 meses. Os técnicos do Governo não levaram em consideração os efeitos negativos da crise financeira internacional que afetará, com certeza, a economia do nosso estado.

• Mineração

Principais produtos da nossa pauta de exportação, os minérios (ferro, caulim e outros) são os primeiros a sofrer com essa crise. Várias encomendas de compradores internacionais já foram suspensas o que provocou uma redução na produção. Começa a gerar desemprego e queda na arrecadação.

• Estamos de olho

Já está na hora do Conselho Regional de Medicina dar uma geral e levantar a situação de determinadas “clínicas” que andam fazendo cirurgia plástica, aplicando botox e prometendo milagres a algumas pacientes desavisadas. É preciso saber se esses “médicos” estão realmente habilitados para fazer essas intervenções. Alguns chegam a fazer propaganda na TV para criar desejo de consumo. Com a palavra o CRM-AP.

• Sem recessão

O crescimento de 6,8% do PIB registrado no trimestre julho-setembro, divulgado ontem pelo IBGE, mostra que os impactos da crise financeira internacional ainda não tiveram influência sobre o comportamento da nossa economia. Os efeitos da crise vão ser sentidos a partir da medição do último trimestre de 2008.

• Papando títulos

O Amapá volta a brilhar no cenário nacional. Desta feita com a Valéria, moradora do Jardim Felicidade, que ganhou o título de Garota da Comunidade, promovido pelo programa Dia-A-Dia da Rede Record de televisão. Valéria disputou com outras 27 representantes de unidades da federação e, na final, com a acreana, ganhou o título, mais R$ 30 mil reais e o emprego de um ano em uma agência de modelos. Recentemente o Amapá ganhou a Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa, na categoria poesia com o menino Ian de 10 anos, aluno do ensino fundamental.

• Bloquinho

Foi o bloco dos novos vereadores quem fez Carlos Murilo, o primeiro-secretário, homem que assina os cheques junto com o presidente da Câmara Municipal, após sucessivas discussões. Depois de tirar o nome de Carlos Murilo, os novos vereadores reuniram com Rilton Amanajás, nome consagrado para a Presidência da Casa e emplacaram o CM.
Leia mais...

Coluna do “Cláudio Humberto”
A Gazeta

Irmão de Genoino põe a mão na massa

O deputado José Guimarães (PT-CE), irmão de José Genoino (PT-SP), tem o poder de decidir o destino de milhões de reais das emendas parlamentares do Nordeste. É ele quem decidirá sobre os setores onde os recursos orçamentários serão gastos na região. Guimarães esteve envolvido no escândalo dos dólares na cueca do petista José Adalberto, seu assessor, preso em julho de 2005, no aeroporto de Congonhas (SP).
Fortaleza (CE)O assessor José Adalberto da Silva tentava embarcar para Fortaleza com 200 mil reais em uma valise e 100 mil dólares escondidos na cueca.

Verdinhas

Só para lembrar, o assessor do irmão de José Genoino disse à PF que o dinheiro escondido na cueca era da “venda de verduras” na Cegesp.

A família gira

Os oito carros, todos a gasolina, que servem à filha de Lula, Lurian, em Santa Catarina, vão gastar R$ 54,5 mil em combustível, ano que vem.

Mente quadrada

O empresário Enivaldo Quadrado, réu no mensalão, merece o troféu Criatividade 2008 pelos 361,4 mil euros escondidos até em... cuecas.

Meirelles está com a cabeça a prêmio

A definição da taxa Selic de juros, a ser anunciada hoje pelo Conselho de Política Monetária, definirá a sorte do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e do diretor de Política Econômica do BC, Mário Mesquita, pressionados pelo próprio presidente Lula a reduzir a taxa. A ala “desenvolvimentista” do governo, liderada pelo ministro Guido Mantega (Fazenda), propõe reduzir o juro para estimular o consumo.

Delfim por trás

O ex-ministro Delfim Netto, conselheiro informal de Lula, prega a redução da taxa de juros no Procon. Tem até feito apelos públicos dramáticos.

CEF na frente

Desobedecendo o conservadorismo do Banco Central, a Caixa anunciou redução nos juros para financiamento de bens de consumo.

Número cabalístico

O Ministério da Saúde entregou motocicletas novinhas para o Samu. Total de motos: 51. Quase um número cabalístico no governo Lula.

Doutor em construção

Preso ontem na Operação Titanic, da Polícia Federal, o presidente do Tribunal de Justiça do ES, Frederico Pimentel, está nas bancas da revista capixaba "Class", com a camisa da construtora Gafisa. Hum...

Tudo a ver

O ex-ministro José Dirceu, acusado de chefiar a gang do mensalão, tem atuado nos bastidores para tentar eleger Tião Viana (PT-AC) presidente do Senado. Passo importante para a sua pretendida “anistia”.

Coronéis acreanos

O PMDB acha que a ação contra Geraldo Mesquita no Conselho de Ética do Senado saiu da gaveta de repente porque ele é adversário, no Acre, dos “coronéis” Jorge e Tião Viana (PT), candidato a presidente da Casa.

Congraçamento

No Dia Mundial da Luta contra a Corrupção, a Policia Federal prendeu o presidente do Tribunal de Justiça capixaba, mais dois desembargadores, acusados de envolvimento em venda de sentenças. Vitória capital...
Leia mais...

Lula diz que fará seu sucessor
Diário do Amapá

Do senador José Sarney (PMDB-AP) para Lula durante a inauguração do trecho Araguaína da Ferrovia Norte-Sul, na cidade de Colinas, Tocantins:

- Queremos a continuidade da sua obra e que o senhor faça o seu sucessor. Que ele pense como Vossa Excelência, que trabalhe como Vossa Excelência e que ande como Vossa Excelência.
Resposta de Lula:
- Ano que vem, teremos mais trechos [novos da ferrovia]. E aí tenho certeza de que vou fazer a minha sucessão.
Dilma Roussef, ministra da Casa Civil e candidata favorita de Lula à sua sucessão, foi lembrada por Sarney:
- Ela é uma sacerdotisa do serviço público. stive em praticamente todos os cargos da República e poucas vezes vi alguém tão dedicado à causa pública, tão estudioso dos problemas do Brasil quanto Dilma. Ela tem prestado bons serviços e vai prestar muitos mais.
Confira...

Confiabilidade de urna é reforçada em encontro
Diário do Amapá

Em três apresentações na manhã do primeiro dia do Encontro dos Presidentes dos TREs, os membros da Justiça Eleitoral reforçaram a confiabilidade das urnas eletrônicas. Os problemas apresentados nas Eleições 2008, todos foram rapidamente solucionados à medida que chegavam ao conhecimento do TSE. “O Brasil precisa se orgulhar dessa preciosidade que é a urna eletrônica”, afirmou o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Brito. Como resultado das melhorias implementadas nas Eleições 2008, o secretário de tecnologia da informação, Giuseppe Janino, destacou como pontos positivos a publicação de boletins de urnas na internet, a folha de votação com modelo único e as linhas de comunicação mais velozes. “Tais melhorias resultaram em 0,56% de substituição de urnas, índice bem menor do que o percentual em 2006”, apontou Janine.
Leia mais...

Projeto Comércio Brasil do Sebrae lançado em Laranjal do Jari
Diário do Amapá

O Comércio Brasil foi lançado no Amapá para incrementar as vendas dos negócios participantes de projeto nos segmentos de acessórios, artesanato, flores e plantas, insumos orgânicos, produtos orgânicos e vestuário (uniformes profissionais, camiseteria e fitness). Segundo a gestora do projeto Comércio Brasil do Sebrae no Amapá, Vanusa Colares, o objetivo é promover parcerias comerciais no Estado e abrir oportunidades de comercialização entre o Amapá e as outras unidades da federação. “O Comércio Brasil vem justamente para facilitar aos empresários das micro e pequenas empresas a entrada de seus produtos em vários mercados, tanto local, como estadual e nacional, através de distribuidores, representantes, atacadistas e varejistas.”, disse.
Leia mais...

Contabilistas preparados para atender empresas no Amapá
Diário do Amapá

No dia 12 de dezembro, 21 profissionais de contabilidade participarão da formatura da quarta turma da Rede Contabilizando o Sucesso no Amapá. A capacitação habilita os contabilistas a dar consultoria às micro e pequenas empresas. Dessa forma, ampliam o seu campo de atuação e contribuem para o aumento dos índices de sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios. Os contabilistas participaram do curso no período de agosto a novembro de 2008 e receberão os certificados após 239 horas de treinamento. Eles se somam a outros 67 profissionais de Macapá que já participaram da capacitação. Para a gestora da Rede Contabilizando o Sucesso do Sebrae no Amapá, Teyla Amorim, o programa de capacitação leva informações sobre gestão de empresas em aspectos tão diferenciados como marketing, gestão de pessoas, logística e comportamentos do empresário. "Nosso objetivo é que o contabilista aplique as ferramentas de gestão para auxiliar seus clientes", disse. A Rede Contabilizando o Sucesso é fruto de parceria entre os Conselhos Federal e Regional de Contabilidade e o Sebrae. De acordo com dados coletados pela Agência Sebrae de Notícias, desde 2003 o programa certificou aproximadamente três mil contabilistas em todo o País. Esses profissionais prestam serviços contábeis para cerca de 50 mil empresas.
Leia mais...

Uma boa idéia
A Gazeta

O projeto “Resgatando o prazer de ler e escrever a partir de histórias de faz de conta” apresentado pelo professor é simples, usa a própria realidade vivida pelo aluno para despertar nele o interesse pela leitura e escrita. “As crianças de modo geral não gostam de ler e escrever, mas contam histórias, então apenas agucei a criatividade delas. Começo um tema e eles desenvolvem o assunto, a partir de uma realidade que eles conhecem e com isso, acabam instintivamente lendo e escrevendo”, comentou. O prêmio Professores do Brasil é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Fundação Bunge, Instituto Votorantim e Instituto Pró-Livro. “O prêmio reconhece e premia o esforço do professor. E, mais do que isso, ele divulga o que foi feito. Isso é muito bom porque professores que tomam conhecimento do prêmio ficam estimulados a fazer algo diferente, por isso o prêmio passa a ser inspirador de novas práticas”, avalia a presidente da Undime, Justina Araújo.
Leia mais...

Lançado no Vale do Jari Projeto Comércio Brasil do Sebrae
A Gazeta

OA iniciativa consiste em criar oportunidades de negócios para micro e pequenas empresas, associações, cooperativas de produtores e artesãos. O Comércio Brasil foi lançado no Amapá para incrementar as vendas dos negócios participantes de projeto nos segmentos de acessórios, artesanato, flores e plantas, insumos orgânicos, produtos orgânicos e vestuário (uniformes profissionais, camiseteria e fitness). Segundo a gestora do projeto Comércio Brasil do Sebrae no Amapá, Vanusa Colares, o objetivo é promover parcerias comerciais no Estado e abrir oportunidades de comercialização entre o Amapá e as outras unidades da federação. “O Comércio Brasil vem justamente para facilitar aos empresários das micro e pequenas empresas a entrada de seus produtos em vários mercados, tanto local, como estadual e nacional, através de distribuidores, representantes, atacadistas e varejistas.”, disse.
Leia mais...
JORNAIS DE OUTROS ESTADOSARTIGOS

ARTIGOS

Antonio Delfim Netto (Folha de S. Paulo)
Cachinhos de Ouro (Folha de S. Paulo)
Comemorar a Declaração Universal dos Direitos Humanos? (Valor Econômico)
Crise teve efeito mais defasado no Brasil (Folha de S. Paulo)
Justiça sem fim (Folha de S. Paulo)
Muito ainda a fazer, 60 anos depois (Folha de S. Paulo)
O PIB espantoso e Lula (Folha de S. Paulo)
Orlando Villas-Boas avisou (Correio Braziliense)
Pesquisas feitas agora (Correio Braziliense)
Salvando os bancos ou os banqueiros? (O Estado de S. Paulo)
Surfe de Lula depende é do rumo da onda (O Estado de S. Paulo)
Todos contam sua história... (Correio Braziliense)
Tudo que é sólido desmancha no ar (Valor Econômico)
Vírus e espiões (Folha de S. Paulo)

COLUNAS

A arte de saber passar o bastão (Valor Econômico - Política)
A luta continua (O Estado de S. Paulo - Dora Kramer)
Bola pra frente (Correio Braziliense - Brasil S.A)
Cautela do governo ajuda BC, diz Armínio (Folha de S. Paulo - Mercado Aberto)
Como ser popular no Brasil moderno (Jornal do Brasil - Coisas da Política)
Fisiologismo made in USA (O Globo - Merval Pereira)
Fundo Soberano da Petrobras (Folha de S. Paulo - Painel)
Mercado vê Copom coeso e Selic estável (Valor Econômico - Claudio de Moura Castro)
Não é marolinha (O Globo - Ancelmo Gois)
O bandido do outro lado da televisão (Jornal do Brasil - Informe JB)
O mensalão e as cuecas vão bem, obrigado (O Globo - Élio Gaspari)
O nome do jogo é cortar (O Estado de S. Paulo - Sônia Racy)
O PIB antigo (O Globo - Míriam Leitão)
O PIB não mostra a crise (O Estado de S. Paulo - Celso Ming)
Olha o PIB aí, gente! (Correio Braziliense - Nas Entrelinhas)
Ordem de Lula (Correio Braziliense - Brasília-DF)
PIB forte confunde as expectativas (Valor Econômico - Claudio de Moura Castro)
Quem ganha com a falta de tempo (Correio Braziliense - Ari Cunha)
Recolhimento e oração (Folha de S. Paulo - Mónica Bérgamo)
Servidores lideram ações (Jornal de Brasília - Claudio de Moura Castro)
Vai para o voto (O Globo - Claudio de Moura Castro)


ECONOMIA


'Crescimento já não era sustentável antes da crise' (O Estado de S. Paulo)
1.314 vagas abertas no HFA (Correio Braziliense)
Absolvidos pilotos e controladores (Jornal do Brasil)
Ajuda a montadoras emperra nos EUA (Folha de S. Paulo)
Alstom aposta em obras de infra-estrutura (Valor Econômico)
Alta foi puxada por investimento e consumo (O Estado de S. Paulo)
Aneel autoriza Itaipu a reajustar tarifa em 8,7% (O Globo)
ANP deixa de fora áreas de fronteira (Gazeta Mercantil)
ANP vai licitar campos marginais (Jornal do Brasil)
Antes da crise, demanda interna sobe 9,4% (Valor Econômico)
Análise: Investimento em 2009 deve ficar próximo de zero (Folha de S. Paulo)
Apresentado como antídoto ao spread, cadastro positivo deve ir à votação hoje (O Estado de S. Paulo)
Após consumo, pé no freio (O Globo)
Arruda quer a volta da Sudeco (Correio Braziliense)
Ação da PF prende presidente do TJ do Espírito Santo e mais seis (Folha de S. Paulo)
Ação do BC faz dólar recuar para R$2,471 (O Globo)
Bird reduz previsão para o Brasil (O Estado de S. Paulo)
Brasil prefere novo fracasso de Doha a abrir mercados a químicos e eletrônicos (O Estado de S. Paulo)
Cai disposição de empresas de investirem no exterior (Folha de S. Paulo)
Cai investimento no exterior (Correio Braziliense)
Camargo Corrêa lidera lista das mais internacionalizadas (Folha de S. Paulo)
Com 6,7%, agropecuária lidera expansão (Folha de S. Paulo)
Com o crédito escasso, consórcios voltam a atrair e batem recorde (Valor Econômico)
Comércio global deve ter primeira freada desde 1982 (O Estado de S. Paulo)
Construção civil estima crescer 10% neste ano, apesar de efeitos da crise (Folha de S. Paulo)
Cresce fatia do BB no crédito à exportação (Valor Econômico)
Crise desacelera produção de aço, que deve crescer só 1% neste ano (Folha de S. Paulo)
Crise já quebrou 31 empresas aéreas (O Estado de S. Paulo)
Crise segura expansão das vendas de aço (Valor Econômico)
Crise vai frear um longo ciclo de investimento (Valor Econômico)
Câmara define tributação para serviços gráficos (Folha de S. Paulo)
Demissões devem frear consumo em 2009 (Correio Braziliense)
Desaceleração econômica conterá credito (Valor Econômico)
Desaceleração será mais leve no Brasil, diz Meirelles (O Estado de S. Paulo)
Desaceleração vai ser mais curta no Brasil, diz Meirelles (Valor Econômico)
Desaceleração: Inflação em SP fica em 0,28%, diz Fipe (Folha de S. Paulo)
Diesel mais limpo ainda gera polêmica (Valor Econômico)
Dólar forte traz desafio às múltis (Valor Econômico)
Dívida de Itaipu não vai ser perdoada, diz Amorim (O Estado de S. Paulo)
Economia pode recuar até 1% no 4º trimestre (O Globo)
Eletrobrás espera licitação de usinas no rio Tapajós em 2010 (Gazeta Mercantil)
Emprego é o que vai definir 2009 (Valor Econômico)
Empresários vão ao Planalto debater crise (Valor Econômico)
Expansão forte deve aliviar pressão sobre o BC (O Estado de S. Paulo)
Expansão superou capacidade da economia (Jornal do Brasil)
Exportações da China caem pela 1ª vez em 7 anos (O Estado de S. Paulo)
Finep terá em 2009 mais recursos para financiar projetos de inovação (Valor Econômico)
Fronteiras são excluídas de leilão (Jornal do Brasil)
Fundos de investimento têm em 2008 perda recorde (Folha de S. Paulo)
GDF vai contratar mais 8,4 mil servidores (Correio Braziliense)
Governo ajuda, mas vai interferir em tudo (Valor Econômico)
Governo estuda leiloar dólar para empresa pagar dívidas (O Estado de S. Paulo)
Governo estuda reduzir IOF para estimular crédito (O Globo)
Governo lança campanha para incentivar consumo (O Estado de S. Paulo)
Governo quer aprovar Fundo ainda neste ano (Folha de S. Paulo)
Governo rejeita proposta do Paraguai (O Globo)
Hedge se volta contra as empresas aéreas (Valor Econômico)
Idosos sobrecarregarão Previdência (Jornal do Brasil)
Impostos afetam a competitividade (Gazeta Mercantil)
Indústria tem melhor desempenho em 4 anos (Folha de S. Paulo)
Ingleses querem saber em que mundo estará o Brasil no futuro (Valor Econômico)
Internacionalização virá após integração (Gazeta Mercantil)
Investimento deve sentir os efeitos mais fortes da crise no próximo ano (O Globo)
Itaú Unibanco já mira aquisições (Valor Econômico)
Juros, dólar e Bovespa têm quedas (O Estado de S. Paulo)
Leilão de petróleo evita áreas de fronteira (Gazeta Mercantil)
Lula convoca Meirelles e Mantega para debater ações (Folha de S. Paulo)
Lula: 'Torcida para a gente quebrar' (O Globo)
Mantega admite queda no ritmo da arrecadação (O Estado de S. Paulo)
Massa salarial pode sustentar demanda das famílias (Valor Econômico)
Megapacote de reajuste a servidor passa no Congresso (Folha de S. Paulo)
Mercado externo se fecha para empresas brasileiras (Valor Econômico)
Oferta não parece justa, diz presidente da Eletrobrás (O Estado de S. Paulo)
Pacote de reajuste a servidores é aprovado (Folha de S. Paulo)
Pacote reduz impostos (O Estado de S. Paulo)
Para Mantega, retração será passageira (Valor Econômico)
Para Meirelles, os números indicam retração mais curta (Jornal do Brasil)
Econômico)
País pagará mais ao Paraguai por energia de Itaipu (Folha de S. Paulo)
Pedidos de R$ 120 bi (Correio Braziliense)
PF prende cúpula da Justiça capixaba (Jornal do Brasil)
PF prende presidente do TJ-ES e mais seis (Gazeta Mercantil)
PIB / Governo: "Tem gente rezando para que a crise pegue o país", diz Lula (Folha de S. Paulo)
PIB / Outras Economias: Entre maiores países, só Brasil acelera ritmo (Folha de S. Paulo)
PIB / Perspectivas: Analistas já esperam retração econômica (Folha de S. Paulo)
PIB / Pontos fortes: Investimentos e consumo disparam e puxam expansão (Folha de S. Paulo)
PIB / Quarto trimestre: Crise interrompe ritmo de alta de produção e vendas (Folha de S. Paulo)
PIB / Repercussão: Indústria pede redução de impostos e juros (Folha de S. Paulo)
PIB crescia quase em ritmo chinês (Valor Econômico)
PIB maior tem efeito positivo nas contas públicas (O Estado de S. Paulo)
Plantio de arroz cresce após homologação de reserva em Roraima (Folha de S. Paulo)





POLÍTICA

A demarcação deve ser em área contínua? (O Estado de S. Paulo)
A união para poder negociar (Correio Braziliense)
Amazonino obtém liminar no TRE (O Estado de S. Paulo)
Brasil é 5º entre os que mais pagam propina (O Globo)
Burocracia emperra envio de recursos (O Globo)
Casa da Moeda emitirá carteirinhas (O Globo)
Com apoio de DEM e PSDB, Temer resiste a Aldo (Valor Econômico)
Com pesquisa, Dilma ganha força para 2010 (Folha de S. Paulo)
Crise traz herdeiros de volta à rotina diária (Gazeta Mercantil)
Câmara aprova reajuste salarial a 380 mil servidores (Valor Econômico)
Câmara: Frank Aguiar pode abdicar de vice-prefeitura (Folha de S. Paulo)
Decisão do STF pode ameaçar 227 áreas (Folha de S. Paulo)
Desde o início da década, Estado é palco de escândalos (O Estado de S. Paulo)
Dilma é "sacerdotisa" no governo, diz Sarney (Folha de S. Paulo)
Edição de MPs é restringida (Correio Braziliense)
Emendas de deputados mantidas no orçamento (Correio Braziliense)
Emendas engordam pasta das Cidades (Correio Braziliense)
Ex-laranja de Valério agora vende motos (O Globo)
Exportador exige garantias para evitar perdas (Gazeta Mercantil)
Garibaldi suspende construção de túnel (O Estado de S. Paulo)
Governo do DF quer manter banco regional (Gazeta Mercantil)
Governo vai liberar mais R$ 372 milhões para SC (O Globo)
Inauguração de obra vira palanque para ministra (O Globo)
Indícios de pelo menos seis crimes (O Globo)
IPC-Fipe sobe 0,28% na 1ª- prévia (Gazeta Mercantil)
Jackson Lago busca apoio em Brasília contra cassação (Valor Econômico)
Juiz nega pedido de liberdade provisória de réu do mensalão (O Estado de S. Paulo)
Juiz suspeito de casar até um morto em AL (O Globo)
Justiça nega habeas corpus (Correio Braziliense)
Lula volta a destacar que vai eleger seu sucessor em 2010 (Gazeta Mercantil)
Lula volta a destacar que vai eleger seu sucessor em 2010 (Gazeta Mercantil)
Maluf viaja ao exterior, após quatro anos (O Estado de S. Paulo)
Mantega acredita que País escapa da recessão (Gazeta Mercantil)
Memória: Corretora fez repasses no caso mensalão (Folha de S. Paulo)
Mercadante é escolhido líder do PT no Senado (O Globo)
Ministra do STJ também atuou na Anaconda (Folha de S. Paulo)
Ministros do STF recebem índios em audiência (O Globo)
Ministério da Saúde lança "motolância" (Correio Braziliense)
Na véspera do julgamento, declarações de guerra (O Globo)
O 5º pior na lista da propina (Correio Braziliense)
OAB se calou na hora mais sombria da ditadura (O Globo)
Operações sob suspeita totalizam R$ 29 milhões (Jornal de Brasília)
Opportunity recorrerá de indenização à juíza (Valor Econômico)
Orçamento recheado por venda de Nossa Caixa favorece Transportes (Valor Econômico)
Para Aécio, definição de candidato tucano demora (Valor Econômico)
Para Aécio, pesquisa não é tudo (O Estado de S. Paulo)
País terá 13 milhões de octogenários em 2040 (Gazeta Mercantil)
Pesquisa: Para executivos, partidos no Brasil são corruptos (Folha de S. Paulo)
PF manda Justiça do Espírito Santo para trás das grades (Jornal do Brasil)
PF prende cúpula do Judiciário capixaba (O Globo)
PF prende número 1 da Justiça capixaba (O Estado de S. Paulo)
Presidente de tribunal acaba preso pela PF (Correio Braziliense)
Prisão preventiva foi pedida, mas só temporária concedida (Jornal do Brasil)
Procuradoria vai investigar origem de euros (Folha de S. Paulo)
PSDB fará pente-fino em filiados para coibir fraude (O Estado de S. Paulo)
Quilombolas podem mudar de área no PA (O Estado de S. Paulo)
Romaria para se manter no cargo (Correio Braziliense)
Réu é flagrado com euros escondidos (Gazeta Mercantil)
Se essa calçada fosse minha... (O Globo)
Senado adia votação de MP sobre bancos estatais (Valor Econômico)
Submarino nuclear é prioridade da Defesa (O Globo)
Supremo retoma hoje julgamento (Jornal do Brasil)
TCE-SP elege hoje sucessor de Bittencourt (Folha de S. Paulo)
Zeca do PT torna-se réu por peculato após 19 denúncias (Folha de S. Paulo)
Índios favoráveis à demarcação contínua prometem "sangue" (Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar