sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Efemérides...

07 de novembro no Amapá

Dia Nacional dos Tribunais de Contas

1831 – É assinada uma lei declarando livres todos os escravos que entrassem no território ou portos do Brasil, vindos de país estrangeiro. A mesma lei estabelece penas para os infratores. Nota: O tráfico de africanos estava proibido desde o dia 13 de março, em virtude da convenção assinada em 23 de novembro de 1826 entre o Brasil e a Grã-Bretanha, mas continuou a fazer-se em grande escala por contrabando. Ver 4 de setembro de 1850.

1922 – Oiapoque. Gentil Norberto, chefe da Comissão Fundadora do Centro Agrícola de Clevelândia, na zona do Oiapoque, recebe um telegrama do governador da Guiana Francesa, H. Lejeunnes, cumprimentando-o pela obra pioneira no Oiapoque.

1958 - Circula pela primeira vez no Amapá o jornal “A Voz Católica”, da Prelazia de Macapá.

1968 - O presidente em exercício da Comissão de Justiça da Câmara Federal, deputado Lauro Leitão, escolheu relator para o processo em que o Supremo Tribunal Federal pede licença para processar o deputado Márcio Moreira Alves, do MDB da Guanabara.

06 de novembro no Amapá

1934 - É realizado o primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Macapá, por iniciativa da congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, e apoio do prefeito Eliezer Levy e Primeira Dama do município. Ester Benoniel Levy, além de pessoas influentes da época.

1956 - Nasce em Macapá, Paulo Roberto Gomes Serra, poeta e professor, autor da obra Cavaleiros da Lua.

1968 - Durante o banquete realizado no Palácio dos Arcos, às em homenagem à Rainha Elizabeth II, o presidente Costa e Silva pronunciou discurso de saudação, dizendo que a "nossa história diplomática abre hoje uma página de honra para inscrever a presença de Vossa Majestade como ponto culminante de um longo processo de aproximação entre a Grã-Bretanha e o Brasil".

A PRIMEIRA PROCISSÃO DO CÍRIO DE NAZARÉ EM MACAPÁ
A primeira procissão do Cirio de Nazaré realizada em Macapá aconteceu em 4 de novembro de 1934, quando as religiosas da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria, ao comando da senhora Ester Benoniel Levy, esposa do então prefeito de Macapá, major Moisés Eliezer Levy. Apesar da cidade já ter seu padroeiro, São José, cuja festa é realizada todo dia 19 de março, a concentração de romeiros do Cirio de Nazaré em Macapá consegue ultrapassar, em volume de massa, os penitentes do próprio padroeiro São José, crescendo a cada ano o número de fiéis.
A trasladação da festa foi realizada no sábado, 3 de novembro, saindo a imagem, às 20h30, da residência da familia Serra e Silva, com o seguinte itinerário: (...)

Continue a ler o texto sobre o Círio no excelente BLOG DO EDGAR RODRIGUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar