Casa Brasil lança Projeto Cinema BR em Santana
A Casa Brasil realizará o lançamento, no próximo sábado (08) e domingo (09), do Projeto Cinema BR. Ação acontecerá no município de Santana, no auditório da instituição cultural, no centro da cidade. A entrada será gratuita, com a primeira sessão marcada para as 18h e a segunda às 20h. De acordo com a coordenação do projeto, O filme “Os Porralokinhas” abre o evento, seguido do filme “Saneamento Básico". Serão exibidos filmes nacionais, uma comédia, com censura de 12 anos, é um filme infantil. Conforme a coordenação da Casa Brasil, a cada três meses, quatro filmes serão exibidos, sempre aos finais de semana em pontos de cultura pré-definidos.
-A formação de platéia, divulgação da produção cinematográfica brasileira e levar o cinema a quem não pode pagar para assistir um filme na grande tela são as propostas do projeto, afirmou o coordenador da Casa Brasil, Jocivaldo França. Os filmes poderão ser requisitados a coordenação do projeto na Casa Brasil.Fonte: TV Amapá
Osmar Júnior inicia no Amapá gravações de "Piratuba, A Cantoria no Lago".
O cantor e compositor amapaense Osmar Júnior comemora 30 anos de carreira. Para marcar as três décadas de produção musical o artista escolheu a farta e preservada natureza do Amapá como o sonoro cenário para as gravações de "Piratuba, A cantoria no Lago". Este é o titulo do seu novo projeto que inclui DVD, CD, livro e site comemorativos pelos seus 30 anos de música. As gravações serão a partir da próxima semana na Reserva Biológica (REBIO) do Lago Piratuba, localizada ao Norte do Amapá, à margem esquerda do rio Araguari, com área de cerca de 400.000 hectares conservados e ricos em biodiversidade, localizados nos municípios de Cutias, Tartarugalzinho e Amapá, bem ao lado da Vila do Sucuriju, também cenário para o trabalho. Os produtos serão lançados conjuntamente no Brasil e fora do país. O repertório de "Piratuba, A cantoria no Lago" inclui desde os ritmos mais originais do Estado do Amapá a riff´s pop´s, mas sempre com suingues da cultura amapaense amazônica.
Leia mais no Correa Neto
Portaria divulga feriados e pontos facultativos de 2009
A edição desta sexta-feira (7/11) do Diário Oficial da União publica a portaria de número 525. do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que estabelece os dias de feriado e de pontos facultativos para o ano de 2009. As datas previstas na portaria, datada de 6/11/2008, deverão ser observadas por todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica, e fundacional, no âmbito do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais. A portaria determina também que os feriados declarados em leis municipais ou estaduais têm vigência sobre as repartições da administração federal ligadas ao Poder Executivo e instaladas nas respectivas localidades. Os dias de guarda de credos e religiões não contemplados pela portaria nº 525 poderão ser compensados, de acordo com o que determina a lei nº 8.112/90. Nesses casos, é necessária prévia autorização da chefia. De acordo com a portaria, no próximo ano haverá oito feriados nacionais e oito pontos facultativos. Leia mais…
A conectividade e os desafios para a universalização da banda larga no país foram debatidos nas plenárias realizadas na quinta-feira (6/11), na 7ª Oficina para Inclusão Digital, realizada em Belém.
Segundo o secretário adjunto de Logística Tecnologia e Informação do Ministério do Planejamento, Rodrigo Assumpção, este tema está na pauta desde a primeira Oficina, realizada em 2001. “Muitos avanços já ocorreram nessa área desde então”, afirmou. Assumpção citou como exemplo o Programa Banda Larga nas Escolas, lançado este ano pelo presidente Lula, que vai levar essa tecnologia a 56 mil escolas públicas urbanas do país até 2010, atendendo a 87% dos alunos da rede pública brasileira. Até o fim deste ano 20 mil escolas serão conectadas, mais 20 mil até 2009 e o restante terá internet até 2010. A iniciativa é resultado de um acorde entre o Governo Federal e as empresas de telecomunic
Leia mais...
Lula e Sarney buscam solução para impasse em torno de Mesas do Congresso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou ontem a sós com o senador José Sarney (PMDB-AP) em busca de uma solução para o impasse na sucessão das Mesas da Câmara e, principalmente, do Senado. Sarney é a peça-chave para definir se os pemedebistas do Senado manterão ou não a pressão para assumir a cadeira do atual presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN) ou se cederão a vaga ao petista Tião Viana (AC). No início da semana, a conversa era mais ampla, com a presença de outros senadores da legenda. Com o passar dos dias, contudo, a lista de convidados acabou reduzida ao senador do Amapá. "Uma conversa de presidente com ex-presidente", resumiu um ministro palaciano. No Palácio do Planalto, o desejo é não conceder um caráter hegemônico ao PMDB, tornando o governo refém de um partido que apóia o Executivo mas não evita a aproximação do PSDB. Cálculos de ministros próximos ao presidente mostram que o PMDB tem menos de 20% dos deputados e aproximadamente 20% dos senadores. Dessa maneira, pode até ter as duas maiores bancadas, mas não seria hegemônico.
Leia mais...
País é a única "vaca leiteira" do petróleo
Estatais de China, Coréia, Índia, Japão e Angola aproveitam abertura à brasileira. Em plena era da especulação com o petróleo nos mercados futuros, o Brasil permanece como único produtor relevante a abrir seu mercado, inclusive para estatais de outros países. Segundo analistas e especialistas do setor, diferentemente das companhias privadas, que visam ao lucro, aquelas companhias estão interessadas em reservas gigantes que permitam garantir suprimento para seus países. E por não possuírem know how para explorar ou mesmo experiência anterior para identificar sozinhas os melhores prospectos, optam por parceiros de peso nessas negociações. A Petrobras é a principal parceira potencial para essas companhias. Com a desaceleração dos leilões realizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) após as descobertas do pré-sal, companhias petrolíferas estatais de outros países estão atuando agressivamente na aquisição de participações em áreas exploratórias já sob concessão, a partir de negociação direta com os operadores dos blocos.
Leia mais...
Contas públicas: 92% das capitais não têm portais interativos
Conteúdo, facilidade de acesso, atualização e interação. Estas são algumas das características fundamentais para um instrumento digital adequado de transparência nos gastos públicos dos municípios. Mas de acordo com levantamento feito pelo Contas Abertas, apenas duas das 26 capitais municipais do País permitem ao cidadão fazer buscas personalizadas das receitas e dos gastos, ou seja, apresentam informações sobre quanto, com o que e a quem cada órgão da administração pública pagou. As demais, 92%, apresentam apenas os relatórios bimestrais obrigatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e alguns demonstrativos e resumos da execução orçamentária. Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS) são as capitais que melhor transparecem a execução do orçamento municipal. No portal Rio Transparente, por exemplo, o carioca pode fazer uma busca detalhada e personalizada (por CPF ou CNPJ) para acompanhar todos os pagamentos orçamentários e extra-orçamentários realizados pelo governo da capital. Além disso, é possível pesquisar as despesas com diárias, passagens, alimentação, folha de pagamento, além de o cidadão ter acesso a quanto cada órgão da administração gastou e para quem pagou, seja pessoa física ou jurídica. O site, porém, não apresenta as fases da execução orçamentária, desde a dotação inicial prevista até os restos a pagar pagos (dívidas de anos anteriores quitadas em exercícios seguintes).
Leia mais...
Investimentos da União são recorde em 2008
A greve dos funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) prejudicou os investimentos globais da União em outubro. O mesmo ocorreu com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como já havia afirmado a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. No mês passado, os órgãos federais dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) – excluindo as estatais – desembolsaram R$ 1,7 bilhão em investimentos (execução de obras e compra de equipamentos), a menor marca desde abril. Mesmo com a diminuição significativa do ritmo em outubro e com a continuidade da crise financeira mundial, o montante acumulado nos primeiros dez meses de 2008, R$ 18,7 bilhões, ainda é o maior dos últimos oito anos para o período entre janeiro e outubro.
Leia mais...
O Primeiro dia do II Simpósio Amazônia, realizado na quarta-feira (5) em Brasília, destacou a necessidade urgente de mão-de-obra qualificada na região. O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Dr. Adalberto Luis Val, falou de alguns pontos que ele acredita serem fundamentais para um desenvolvimento mais dinâmico da Amazônia. Sobre a qualificação existente hoje, Adalberto Val disse que o número de doutores é pequeno diante do tamanho da região amazônica. Ele cobrou mais incentivos financeiros para aumentar o quadro de doutores, e a possibilidade de manter pesquisadores na região, a partir de recursos competitivos.
Leia mais...
“Lady” Marina Silva
Dias 05, em Londres, a senadora e ex-ministra Marina Silva foi agraciada, por Sua Alteza o príncipe Philip em pessoa, com a Medalha Duque de Edimburgo de Conservação. A medalha é o prêmio mais importante concedido pelo WWF, a ONG ‘sangue-azul’ européia, da qual Philip é fundador e presidente Emérito. “Com esta condecoração, nós reconhecemos um compromisso de vida da senadora Marina Silva para com a Amazônia e, em particular, suas extraordinárias contribuições para a conservação daquele bioma enquanto Ministra do Meio Ambiente”, declarou James Leape, diretor-geral do WWF-Internacional, ressaltando a contribuição de Marina para o Amazon Region Protected Área (ARPA), engendrado e parcialmente financiado pela ONG. O ARPA, na avaliação de Leape, é o mais ambicioso programa de conservação florestal já instituído: “Até hoje, o ARPA já garantiu a proteção de mais de 32 milhões de hectares, uma área quase do tamanho da Alemanha, e tem o objetivo de proteger 60 milhões de hectares na sua segunda fase”, disse ele.
Leia mais...
A Casa Brasil realizará o lançamento, no próximo sábado (08) e domingo (09), do Projeto Cinema BR. Ação acontecerá no município de Santana, no auditório da instituição cultural, no centro da cidade. A entrada será gratuita, com a primeira sessão marcada para as 18h e a segunda às 20h. De acordo com a coordenação do projeto, O filme “Os Porralokinhas” abre o evento, seguido do filme “Saneamento Básico". Serão exibidos filmes nacionais, uma comédia, com censura de 12 anos, é um filme infantil. Conforme a coordenação da Casa Brasil, a cada três meses, quatro filmes serão exibidos, sempre aos finais de semana em pontos de cultura pré-definidos.
-A formação de platéia, divulgação da produção cinematográfica brasileira e levar o cinema a quem não pode pagar para assistir um filme na grande tela são as propostas do projeto, afirmou o coordenador da Casa Brasil, Jocivaldo França. Os filmes poderão ser requisitados a coordenação do projeto na Casa Brasil.Fonte: TV Amapá
Osmar Júnior inicia no Amapá gravações de "Piratuba, A Cantoria no Lago".
O cantor e compositor amapaense Osmar Júnior comemora 30 anos de carreira. Para marcar as três décadas de produção musical o artista escolheu a farta e preservada natureza do Amapá como o sonoro cenário para as gravações de "Piratuba, A cantoria no Lago". Este é o titulo do seu novo projeto que inclui DVD, CD, livro e site comemorativos pelos seus 30 anos de música. As gravações serão a partir da próxima semana na Reserva Biológica (REBIO) do Lago Piratuba, localizada ao Norte do Amapá, à margem esquerda do rio Araguari, com área de cerca de 400.000 hectares conservados e ricos em biodiversidade, localizados nos municípios de Cutias, Tartarugalzinho e Amapá, bem ao lado da Vila do Sucuriju, também cenário para o trabalho. Os produtos serão lançados conjuntamente no Brasil e fora do país. O repertório de "Piratuba, A cantoria no Lago" inclui desde os ritmos mais originais do Estado do Amapá a riff´s pop´s, mas sempre com suingues da cultura amapaense amazônica.
Leia mais no Correa Neto
Portaria divulga feriados e pontos facultativos de 2009
A edição desta sexta-feira (7/11) do Diário Oficial da União publica a portaria de número 525. do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que estabelece os dias de feriado e de pontos facultativos para o ano de 2009. As datas previstas na portaria, datada de 6/11/2008, deverão ser observadas por todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica, e fundacional, no âmbito do Poder Executivo, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais. A portaria determina também que os feriados declarados em leis municipais ou estaduais têm vigência sobre as repartições da administração federal ligadas ao Poder Executivo e instaladas nas respectivas localidades. Os dias de guarda de credos e religiões não contemplados pela portaria nº 525 poderão ser compensados, de acordo com o que determina a lei nº 8.112/90. Nesses casos, é necessária prévia autorização da chefia. De acordo com a portaria, no próximo ano haverá oito feriados nacionais e oito pontos facultativos. Leia mais…
Banda Larga
A conectividade e os desafios para a universalização da banda larga no país foram debatidos nas plenárias realizadas na quinta-feira (6/11), na 7ª Oficina para Inclusão Digital, realizada em Belém.
Segundo o secretário adjunto de Logística Tecnologia e Informação do Ministério do Planejamento, Rodrigo Assumpção, este tema está na pauta desde a primeira Oficina, realizada em 2001. “Muitos avanços já ocorreram nessa área desde então”, afirmou. Assumpção citou como exemplo o Programa Banda Larga nas Escolas, lançado este ano pelo presidente Lula, que vai levar essa tecnologia a 56 mil escolas públicas urbanas do país até 2010, atendendo a 87% dos alunos da rede pública brasileira. Até o fim deste ano 20 mil escolas serão conectadas, mais 20 mil até 2009 e o restante terá internet até 2010. A iniciativa é resultado de um acorde entre o Governo Federal e as empresas de telecomunic
Leia mais...
Lula e Sarney buscam solução para impasse em torno de Mesas do Congresso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou ontem a sós com o senador José Sarney (PMDB-AP) em busca de uma solução para o impasse na sucessão das Mesas da Câmara e, principalmente, do Senado. Sarney é a peça-chave para definir se os pemedebistas do Senado manterão ou não a pressão para assumir a cadeira do atual presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN) ou se cederão a vaga ao petista Tião Viana (AC). No início da semana, a conversa era mais ampla, com a presença de outros senadores da legenda. Com o passar dos dias, contudo, a lista de convidados acabou reduzida ao senador do Amapá. "Uma conversa de presidente com ex-presidente", resumiu um ministro palaciano. No Palácio do Planalto, o desejo é não conceder um caráter hegemônico ao PMDB, tornando o governo refém de um partido que apóia o Executivo mas não evita a aproximação do PSDB. Cálculos de ministros próximos ao presidente mostram que o PMDB tem menos de 20% dos deputados e aproximadamente 20% dos senadores. Dessa maneira, pode até ter as duas maiores bancadas, mas não seria hegemônico.
Leia mais...
País é a única "vaca leiteira" do petróleo
Estatais de China, Coréia, Índia, Japão e Angola aproveitam abertura à brasileira. Em plena era da especulação com o petróleo nos mercados futuros, o Brasil permanece como único produtor relevante a abrir seu mercado, inclusive para estatais de outros países. Segundo analistas e especialistas do setor, diferentemente das companhias privadas, que visam ao lucro, aquelas companhias estão interessadas em reservas gigantes que permitam garantir suprimento para seus países. E por não possuírem know how para explorar ou mesmo experiência anterior para identificar sozinhas os melhores prospectos, optam por parceiros de peso nessas negociações. A Petrobras é a principal parceira potencial para essas companhias. Com a desaceleração dos leilões realizados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) após as descobertas do pré-sal, companhias petrolíferas estatais de outros países estão atuando agressivamente na aquisição de participações em áreas exploratórias já sob concessão, a partir de negociação direta com os operadores dos blocos.
Leia mais...
Contas públicas: 92% das capitais não têm portais interativos
Conteúdo, facilidade de acesso, atualização e interação. Estas são algumas das características fundamentais para um instrumento digital adequado de transparência nos gastos públicos dos municípios. Mas de acordo com levantamento feito pelo Contas Abertas, apenas duas das 26 capitais municipais do País permitem ao cidadão fazer buscas personalizadas das receitas e dos gastos, ou seja, apresentam informações sobre quanto, com o que e a quem cada órgão da administração pública pagou. As demais, 92%, apresentam apenas os relatórios bimestrais obrigatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e alguns demonstrativos e resumos da execução orçamentária. Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS) são as capitais que melhor transparecem a execução do orçamento municipal. No portal Rio Transparente, por exemplo, o carioca pode fazer uma busca detalhada e personalizada (por CPF ou CNPJ) para acompanhar todos os pagamentos orçamentários e extra-orçamentários realizados pelo governo da capital. Além disso, é possível pesquisar as despesas com diárias, passagens, alimentação, folha de pagamento, além de o cidadão ter acesso a quanto cada órgão da administração gastou e para quem pagou, seja pessoa física ou jurídica. O site, porém, não apresenta as fases da execução orçamentária, desde a dotação inicial prevista até os restos a pagar pagos (dívidas de anos anteriores quitadas em exercícios seguintes).
Leia mais...
Investimentos da União são recorde em 2008
A greve dos funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT) prejudicou os investimentos globais da União em outubro. O mesmo ocorreu com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como já havia afirmado a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. No mês passado, os órgãos federais dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) – excluindo as estatais – desembolsaram R$ 1,7 bilhão em investimentos (execução de obras e compra de equipamentos), a menor marca desde abril. Mesmo com a diminuição significativa do ritmo em outubro e com a continuidade da crise financeira mundial, o montante acumulado nos primeiros dez meses de 2008, R$ 18,7 bilhões, ainda é o maior dos últimos oito anos para o período entre janeiro e outubro.
Leia mais...
Fundo regional privilegiará infra-estrutura na Amazônia
No encerramento do II Simpósio Amazônia, promovido pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, o debate privilegiou os modelos de produção e o financiamento de projetos de desenvolvimento para a Amazônia. O secretário de Políticas de Integração Regional, do Ministério da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, Henrique Villa da Costa Ferreira, destacou que o Governo já elegeu a região como um dos alvos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Segundo ele, o principal instrumento dessa nova política será o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional, previsto pela proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional. O fundo prevê recursos para financiar projetos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), com prioridade para o setor de infra-estrutura. O presidente do Banco da Amazônia, Abidias José de Sousa Júnior, destacou que a instituição está engajada no financiamento de projetos para o desenvolvimento local. Ele acrescentou que o banco é responsável por 74% do microcrédito na região. Para o ano de 2009, a projeção de oferta de recursos para esse fim é de R$ 5,5 bilhões. Sousa Júnior complementou que o banco conta com 213 pontos de atendimento nos nove estados da Amazônia Legal, o que corresponde a 13% das agências bancárias da região.
Leia mais...
Falta mão-de-obra qualificada na Amazônia, diz presidente do Inpa
No encerramento do II Simpósio Amazônia, promovido pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, o debate privilegiou os modelos de produção e o financiamento de projetos de desenvolvimento para a Amazônia. O secretário de Políticas de Integração Regional, do Ministério da Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, Henrique Villa da Costa Ferreira, destacou que o Governo já elegeu a região como um dos alvos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Segundo ele, o principal instrumento dessa nova política será o Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional, previsto pela proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional. O fundo prevê recursos para financiar projetos da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), com prioridade para o setor de infra-estrutura. O presidente do Banco da Amazônia, Abidias José de Sousa Júnior, destacou que a instituição está engajada no financiamento de projetos para o desenvolvimento local. Ele acrescentou que o banco é responsável por 74% do microcrédito na região. Para o ano de 2009, a projeção de oferta de recursos para esse fim é de R$ 5,5 bilhões. Sousa Júnior complementou que o banco conta com 213 pontos de atendimento nos nove estados da Amazônia Legal, o que corresponde a 13% das agências bancárias da região.
Leia mais...
Falta mão-de-obra qualificada na Amazônia, diz presidente do Inpa
O Primeiro dia do II Simpósio Amazônia, realizado na quarta-feira (5) em Brasília, destacou a necessidade urgente de mão-de-obra qualificada na região. O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Dr. Adalberto Luis Val, falou de alguns pontos que ele acredita serem fundamentais para um desenvolvimento mais dinâmico da Amazônia. Sobre a qualificação existente hoje, Adalberto Val disse que o número de doutores é pequeno diante do tamanho da região amazônica. Ele cobrou mais incentivos financeiros para aumentar o quadro de doutores, e a possibilidade de manter pesquisadores na região, a partir de recursos competitivos.
Leia mais...
“Lady” Marina Silva
Dias 05, em Londres, a senadora e ex-ministra Marina Silva foi agraciada, por Sua Alteza o príncipe Philip em pessoa, com a Medalha Duque de Edimburgo de Conservação. A medalha é o prêmio mais importante concedido pelo WWF, a ONG ‘sangue-azul’ européia, da qual Philip é fundador e presidente Emérito. “Com esta condecoração, nós reconhecemos um compromisso de vida da senadora Marina Silva para com a Amazônia e, em particular, suas extraordinárias contribuições para a conservação daquele bioma enquanto Ministra do Meio Ambiente”, declarou James Leape, diretor-geral do WWF-Internacional, ressaltando a contribuição de Marina para o Amazon Region Protected Área (ARPA), engendrado e parcialmente financiado pela ONG. O ARPA, na avaliação de Leape, é o mais ambicioso programa de conservação florestal já instituído: “Até hoje, o ARPA já garantiu a proteção de mais de 32 milhões de hectares, uma área quase do tamanho da Alemanha, e tem o objetivo de proteger 60 milhões de hectares na sua segunda fase”, disse ele.
Leia mais...
Nenhum comentário:
Postar um comentário