segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Efemérides

10 de novembro no Amapá

Dia da Indústria Automobilística
Dia do Trigo
1895 – O jornal O Democrata, de Belém (Pará), de propriedade de Francisco Xavier da Veiga Cabral (Cabralzinho), publica — em primeira página — notas extraídas do La Politique Coloniale, de 17 de setembro, em que ataca o novo governador de Caiena, Mr. Lamothe.
1930 - Nasce em Aporema (Tartarugalzinho), em 10 de novembro de 1930, Raimundo Pantoja Lobo. Professor, filólogo e escritor. Estudioso da Lingua portuguesa, sendo considerada a maior autoridade em gramática no Amapá. Autor das obras Respingos de Filosofia e de Ecologia e Pensamentos sobre o Amor.
1954 – O governador da Guiana Francesa, Robert Vignon, visita Macapá, acompanhado de sua esposa e do cirurgião M. Rubliman, de Lourenço.
1968 - Nelson Rockefeller, prestes a assumir o cargo de secretário da Defesa dos EUA, previu em Lisboa que o então presidente eleito, Richard Nixon, teria que “se defrontar com sérios problemas no início de sua gestão, mas também teria "enormes possibilidades". Sobre a guerra do Vietnã, declarou ser desejo do povo norte-americano obter uma paz "e que assente na unidade do povo vietnamita. Essa é também a opinião de Nixon", concluia.
1988 – O governador Jorge Nova da Costa faz entrega de um barco recém-construído para a comunidade de Conceição do Muriacá, que se destinará ao transporte de moradores daquela região e ao escoamento da produção agrícola. O barco mede 11,5m de comprimento por 2,6m de largura.2005 – É inaugurada a primeira Penitenciária Feminina do Estado, em Macapá, próximo ao Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN).

Continue a ler o texto sobre o Círio no excelente
BLOG DO EDGAR RODRIGUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar