quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Reservas da Amazônia receberão R$ 7,9 milhões para planos de manejo

Estudo é importante para definir como elas irão funcionar. Das 229 reservas e parques federais, apenas 26% têm esse planejamento.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta quarta-feira (12) o investimento de R$ 7,9 milhões para a criação de 49 planos de manejo para reservas federais, a maioria delas localizada na Amazônia. Os estudos servirão para definir como as reservas deverão funcionar: como será a relação com os moradores, onde serão construídas estradas e quais são os produtos que podem ser retirados do local. As áreas beneficiadas são, na maior parte, formadas por Reservas Extrativistas. Nelas, é permitida a moradia de populações tradicionais, que vivem da coleta de produtos da floresta, como a borracha, a castanha-do-Brasil e o açaí. Também é liberada a criação de animais de pequeno porte e a agricultura em pequena escala. “Esses 49 planos contribuirão para uma melhor gestão dos recursos naturais e beneficiarão diretamente 46 mil famílias de extrativistas que fazem uso sustentável da floresta”, explica Rômulo Mello, presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio), órgão responsável pela gestão das reservas federais.

Rapidez

Dos 299 parques e reservas sob tutela do ICMbio, apenas 26% possuem plano de manejo. Segundo o instituto, de 1970 até hoje foram concluídos 77 planos, mas a meta é acelerar a criação desses estudos: mais 20 estão previstos para 2008, 55 em 2009 e 25 em 2010.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acompanhe

Clique para ampliar